EM PIRACICABA (SP) 04 DE ABRIL DE 2019

10º Prêmio Ciee Melhores Programas de Estágio acontece hoje

Casa de Leis foi premiada em 2010; esta é a quarta indicação desde a criação da premiação




Toque na imagem para aumentar

Caroline Roncato se despede do estágio na Câmara com emprego efetivo

Crédito: Leandro Trajano


Pela quarta vez, a Câmara de Vereadores de Piracicaba é uma das organizações finalistas no 10º Prêmio Ciee Melhores Programas de Estágio, iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola para distinguir e reconhecer órgãos que colaboram para a efetiva inserção no mercado de trabalho, ao investir na formação e no treinamento de jovens profissionais. Em 2010, a Casa de Leis conquistou o primeiro lugar na premiação.

O anúncio dos premiados acontece em 4 de abril, às 18h30, no Espaço Sociocultural do Teatro Ciee, no Itaim Bibi, na capital paulista. Nesta edição, são 1.227 organizações participantes. “Durante o evento, entregaremos certificados a todas as empresas finalistas e também a síntese de avaliação do programa”, explica Maria Auxiliadora Mondini Paré, supervisora de planejamento e controle de atendimento do Ciee.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB), a parceria com o Ciee no preenchimento das vagas de estágio contribui para a qualidade do trabalho nos seis departamentos. “Mais do que oferecer uma vaga, a nossa busca é pela excelência na formação, de aflorar o espírito de responsabilidade dos estagiários e de permitir a vivência do processo democrático, que faz parte da rotina de uma Casa de Leis”, diz.

Quem recebeu a notícia com empolgação foi Caroline Roncato, 22. No caso dela, de uma forma um tanto inusitada, já que a estudante do sexto semestre de direito da Unimep encerrou nesta sexta-feira (29) seu estágio no Departamento de Assuntos Jurídicos, por ter conquistado uma vaga efetiva na Raízen.

Antes de ingressar na Câmara, Caroline estagiava em outra empresa. A opção pela mudança foi para que se aprimorasse em outras áreas de atuação, como Direito Constitucional e Administrativo. “Quando a vaga surgiu, vim para o processo seletivo e achei muito interessante. Aproveitei ao máximo esse período e posso garantir que aprendi de tudo, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. A acolhida é muito grande, como também o auxílio profissional”, avalia.

Estagiário do Setor de Informática da Câmara desde fevereiro de 2018, Leonardo de Souza Silva, 19, também comemora o anúncio. Ele cursa o terceiro semestre do técnico de administração de empresas do Colégio Polibrasil e procurou a vaga na Câmara ao preencher o formulário do Ciee.

A opção pela informática foi por causa do conhecimento na área de hardware, obtido em um curso anterior, e pela vontade de se aprimorar. “Quando cheguei, sabia a parte de hardware, mas percebi a diferença da teoria e da prática no dia a dia, aprendendo também sobre outras áreas”, diz.

Leonardo pretende permanecer no estágio até o próximo ano e diz que o principal ganho do estágio é a possibilidade de ampliar o relacionamento interpessoal. “Aqui a gente aprende a lidar com a pessoa que está atendendo e, neste aspecto, a comunicação é muito importante, temos que saber como passar a informação, sanar dúvidas e cumprir as questões técnicas. Você acaba desenvolvendo um perfil profissional”, completa.

O PRÊMIO –– De acordo com o regulamento, 26 empresas serão contempladas, nos segmentos Empresas Privadas e de Economia Mista, Terceiro Setor e Órgãos Públicos e Empresas públicas. As organizações premiadas em âmbito nacional ganharão o Selo de Reconhecimento e, no caso das que possuem acima de 10 contratados, como acontece com a Câmara, serão premiados os 3 primeiros classificados.

A pesquisa consistiu em um questionário de 30 questões gerais e específicas, respondido por 20.525 estagiários, que avaliaram os diversos aspectos dos programas de estágio que participam, com sigilo de informação assegurado. A pesquisa é uma parceria entre o Ciee, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), com suporte técnico e metodológico do instituto de pesquisa The Gallup Organization.

Câmara Gilmar Rotta

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas