EM PIRACICABA (SP) 17 DE SETEMBRO DE 2021

10ª Semana da Luta da Pessoa com Deficiência conta com apoio da Câmara

Eventos acontecerão entre os dias 20 e 24 de setembro




Toque na imagem para aumentar

Câmara de Piracicaba conta com o projeto Câmara Inclusiva

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Terá início na próxima segunda-feira (20), a 10ª Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), com apoio da Câmara Municipal. O primeiro evento será às 17h, com a live "O Comdef e a inclusão das pessoas com deficiência na visão de seus conselheiros".

No segundo dia da programação (terça-feira, 22), acontece a roda de conversa “Reflexões sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência”, realizada via Zoom, com transmissão pela TV Câmara, canais 11.3 da TV digital aberta, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo fibra e redes sociais da Câmara. A conversa terá a presença do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania) e de  Wander Viana Santos, coordenador do Comdef, e das convidadas Gisele Milhomem, pessoa surda, e Isabele Ferreira da Conceição, pessoa com Síndrome de Down. Nesse evento a Câmara proporcionará também a tradução em libras.

Na quinta-feira (23), antes da reunião ordinária, às 19h15, na sala da presidência, será entregue a moção de aplausos 194/2021, de autoria do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta, em homenagem aos 10 anos da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. "É um evento importantíssimo para debater o tema com o poder público e setores privados, em todas as áreas", afirmou Gilmar.  

 A Câmara Municipal também será parceira com entrevistas no programa Câmara Convida, que será exibido na próxima sexta-feira (24) ao meio dia.

Devido à pandemia, os eventos serão híbridos, alguns online, como as lives, e outros presenciais, como por exemplo a vivência em no semáforo com a Avistar (Associação de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba). 

A programação da 10ª edição é realizada pelo Comdef, com apoio da Câmara, por meio do Departamento de Comunicação Social, além do Grupo Libras Piracicaba e Região, Assupira (Associação de Surdos Libras Piracicaba), e da Prefeitura do Município de Piracicaba, via Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

CÂMARA INCLUSIVA - A Câmara Municipal sempre foi parceira do Comdef nesta semana e, desde 2019, está trabalhando para que o prédio do Legislativo Municipal se torne referência em acessibilidade. Por este motivo, foi implantado o programa "Câmara Inclusiva", como parte do programa Parlamento Aberto, com a participação do Comdef e outras entidades da cidade.

"Com essas ações, o Comdef nos auxiliando, fizemos muitas mudanças e adaptações na Câmara e incluímos as pessoas com deficiência. Temos orgulho de dizer que somos a única Câmara do estado que olhou para as pessoas com deficiência", afirmou. Gilmar Rotta também parabenizou o Comdef e o seu coordenador, Wander Viana Santos, pela iniciativa.

A chefe do setor de Manutenção e Logística da Câmara, Laís Paroli, também comentou sobre a importância da semana. Ela é membro do Comdef e elogiou a iniciativa. "É realmente uma semana que dará visibilidade às pessoas com deficiência", afirmou.

Programação: 

Dia 20/09 (segunda-feira)

17:00 Abertura da Semana com Live “O COMDEF e a inclusão das pessoas com deficiência na visão de seus conselheiros” (transmitida pelo Facebook e Instagram do Comdef, @comdef) com participação de 05 Conselheiros e apresentação por Clévis Francisco L. Spada.

Dia 21/09 (terça-feira)

17:00 Roda de Conversa “Reflexões sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência” pelo Zoom e transmissão pela TV Câmara com participação de Gilmar Rotta (presidente da Câmara Municipal de Piracicaba), Wander Viana Santos (coordenador do Comdef) e as convidadas Gisele Milhomem, pessoa surda, e Isabele Ferreira da Conceição, pessoa com Síndrome de Down.

Dia 22/09 (quarta-feira)

10:00 Vivência no Semáforo com a Avistar, apoio Semutran e Polícia Militar.  

17:00 Live com Clévis Francisco L. Spada, chefe da Divisão de Atividades Motoras da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), e participação de Maria Euclídia Fioravante, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e Wander Viana Santos, coordenador do COMDEF. Transmissão pelos Instagram e Facebook da PAM (@pam.piracicaba), Smads (@smads) e Comdef (@comdef)

Dia 23/09 (quinta-feira)

17:00 Live “O papel das entidades na luta pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.” transmitida pelas redes sociais do Comdef com participação de Entidades da Cidade: Avistar, Apaspi, Auma, Apae e Ostomizados.

19:15 Moção de Aplausos aos 10 anos da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência
Sala da Presidência da Câmara Municipal de Piracicaba

Dia 24/09 (sexta-feira)

12:00 Câmara Convida com participação de Letícia Farias Françoso, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD) e Elisângela da Silva Oliveira da Secretaria Municipal da Saúde e Vice-Coordenadora do Comdef.

17:00 Live “O papel das entidades na luta pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.” transmitida pelas redes sociais do Comdef com participação de Entidades da Cidade: Assupira, Centro de Reabilitação Piracicaba, Presbiteriana, Passo a Passo e Pipa. 

Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas