EM PIRACICABA (SP) 27 DE JUNHO DE 2019

46 proposituras foram avaliadas na última reunião ordinária semestral

Quatro extras foram convocadas, após a 38ª reunião, para a deliberação dos projetos que foram aprovados antes em primeira discussão, além de 17 requerimentos e 3 moções




Toque na imagem para aumentar

46 proposituras foram avaliadas na última reunião ordinária semestral

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Na última reunião ordinária do semestre, 46 proposituras foram analisadas pelos vereadores nesta quinta-feira (27). A fim de que todas as matérias pendentes na pauta fossem deliberadas antes do recesso parlamentar em julho ––quando as sessões legislativas param para voltar em agosto––, foram convocadas reuniões extraordinárias, que aconteceram no término da 38ª sessão do ano (quatro, sendo que foram necessário apenas duas para limpar toda a Pauta da Ordem do Dia). 

A pauta desta noite contou com dois projetos de decreto legislativo, cinco moções e 20 requerimentos em discussão única, cinco projetos de lei em segunda discussão e 14 em segunda (justamente os que foram aprovados na reunião ordinária, para nova votação nas extras). 

A maioria das proposituras foram aprovadas, com excessão do projeto de lei 13/2019, de autoria do vereador Marcos Abdala (REP), de denominação de via pública, que foi adiado por seis reuniões ordinárias.

Os demais projetos que constavam em primeira discussão foram aprovados em segunda discussão nas duas reuniões extraordinárias, na sequência. E, o plenário também acatou e aprovou todos os pedidos de urgências, que resultou na aprovação de 17 requerimentos e três moções. 

Os 20 minutos da Tribuna Popular foram divididos entre três oradores: Fabricio José Polezi, que falou sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Eliana Cezário, que tratou de habitação social e Patrícia Milano, na abordagem da temática como os insetos podem ser fonte alimentar, no futuro, de humanos e animais. 

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB) obteve aprovação do plenário para a manifestação do diretor do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, José Osmir Bertazoni, que juntamente com o presidente do SindGuarda (Sindicato dos Servidores da Guarda Civil de Piracicaba), Gissom Costa Amorim se revezaram no uso da Tribuna Popular da Câmara para fazer a defesa da integridade física e moral dos cerca de 500 profissionais que atuam na Corporação. 

No expediente da reunião ordinária, às  20h00, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) entregou a moção de aplausos 73/2019 à Hamid Charaf Bdine Júnior e o expediente da reunião ordinária foi suspenso, por 30 minutos, a pedido do vereador José Aparecido Longatto (PSDB) no requerimento 340/2019, para que a engenheira agrônoma Evelise Moncaio Moda falasse do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que já é realidade em Piracicaba, na defesa da preservação ambiental, que estimula o produtor rural a cuidar de córregos e nascentes. 

No uso dos cinco minutos regimentais, na condição de líderes partidários, ocuparam a Tribuna da Câmara os vereadores: Laércio Trevisan Jr. (PL), Coronel Adriana (CIC) e Lair Braga (SD).

No encerramento dos trabalhos camarários desta noite, o presidente Gilmar Rotta ratificou o trabalho normal da Câmara no período do recesso, onde somente não haverá as reuniões ordinárias. 

Também falou do semestre difícil, ao assumir o dasafio de estar na direção da Casa, onde os trabalhos realizados foram relevantes, a exemplo do Parlamento Aberto e do lançamento da Câmara Inclusiva, em projeto que será trabalhado a partir da semana que vem.

Gilmar ainda pontuou as diversas manifestações acolhidas pela Casa, além de externar agradecimento a todo corpo diretivo e, também anunciou o lançamento de relatório que apontará as mais de três mil pessoas que procuraram a Câmara, só no mês de junho, não em sessão solene, e sim todos os dias, das 8 as 17 à procura dos gabientes, o que mostra o quanto a Casa está trabalhando, em exemplo de Câmara ativa e produtiva. 

Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.

Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas