EM PIRACICABA (SP) 23 DE ABRIL DE 2019

Abdala planeja retomada de projeto que proíbe fogos de artificio

Vereador disse ter se reunido com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, para tratar do assunto




Toque na imagem para aumentar

Parlamentar lamentou decisão do ministro Alexandre de Moraes

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O vereador Marcos Abdala (PRB) pretende retomar na Câmara o projeto de lei complementar (PLC) sobre a proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido na cidade. Ele abordou o assunto nesta segunda-feira (22), na 21ª reunião ordinária.

Em 2017, o vereador chegou a apresentar um PLC, que, após parecer contrário da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi retirado por ele, em setembro do ano passado.

Segundo Abdala, a ideia do novo projeto começa a ser amadurecida e, para tanto, ele se reuniu com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), o que permitirá que o texto tenha "musculatura melhor".

Na capital, a proibição entrou a vigorar em maio do ano passado, porém suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, em abril deste ano, a partir de um recurso da Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), sob o argumento de que a lei municipal não pode subscrever a Constituição.

Exemplos de cidades paulistas que já adotaram o uso exclusivo de fogos com luzes (e sem ruídos) no réveillon foram citados por Abdala. São elas: Campinas, Campos do Jordão, Matão, Ubatuba, Ilha Bela, Bauru, São Vicente, Peruíbe e Conchal. Além disso, Ponta Grossa (PR) e Volta Redonda (RJ) estão na lista.

"A gente melhorou o projeto e estou para protocolá-lo novamente. Estou conversando com associações protetoras de animais e ligadas ao meio ambiente, pais de crianças com autismo", disse Abdala, ao mencionar a surpresa com a postura do ministro.

Na opinião do vereador, a festa da virada do ano na capital não foi prejudicada com a proibição. Ele acredita que a ausência do ruído contribui com o bem-estar dos animais. "É para a frente que se anda. O meio ambiente é frágil", completou. Sua opinião foi reforçada pelo vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB).

Abdala citou os avanços tecnológicos e as transformações ao longo das décadas para mencionar a necessidade de adequação das empresas que trabalham com fogos ruidosos. "Não vamos fechar fábricas, não vamos diminuir os empregos", avaliou, ao elencar os riscos provocados por essa prática.

 

Legislativo Marcos Abdala

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas