EM PIRACICABA (SP) 18 DE MARÇO DE 2021

Acácio Godoy destaca o trabalho do Legislativo no combate à pandemia

O vereador e vice-presidente da Câmara de Piracicaba participou de live do Parlamento Aberto e elogiou o trabalho dos vereadores




Toque na imagem para aumentar

Vereador Acácio Godoy concedeu participou da live do Parlamento Aberto

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499



“Ninguém está errando por falta de vontade, por má vontade, se estão errando é porque estão trabalhando”, afirmou o vereador e vice-presidente da Câmara, Acácio Godoy (PP), em entrevista realizada na tarde desta quinta-feira (18). O vereador participou de uma live do Parlamento Aberto e elogiou o trabalho dos vereadores e da Câmara na ajuda e no suporte à população no combate à pandemia da covid-19. Godoy também falou sobre a nova composição da mesa-diretora e sobre seu primeiro mandato como vereador.

Acácio Godoy assumiu a vice-presidência da Câmara para o biênio 2021-2022. Ele destacou a responsabilidade do cargo e disse ter sido necessária uma mesa composta por vereadores “novos” e por vereadores reeleitos. “Pegamos uma visão nova, que a urna nos apresentou, e com essas duas visões, compomos uma mesa”, disse. A mesa diretora é formada por dois vereadores reeleitos, incluindo o presidente, Gilmar Rotta (Cidadania), e por quatro vereadores que estão no primeiro mandato.

O vice-presidente da Câmara falou da importância do colégio de líderes cuja função é esclarecer aspectos de proposituras que estão aptas para votação em plenário e orientar o presidente da Casa na formulação da pauta da Ordem do Dia de cada sessão. Ele deu o exemplo da votação, em regime de urgência, para aprovação da adesão do município a consórcio de vacinas e afirmou que a votação de urgência mostrou uma coordenação entre as lideranças partidárias.

Antes de assumir seu primeiro mandato como vereador, Acácio Godoy sempre foi participativo nos espaços públicos. Ele relatou que quando resolveu se interessar pela política, havia um caminho a ser trilhado, pois os assuntos precisam ser estudados a fundo. “Como vereador temos uma demanda muito grande, uma exigência grande de conhecimento pois a Câmara tramita por todos os assuntos, e hoje eu vejo a responsabilidade e sou grato pela aproximação desses espaços”, disse.

O vereador destacou que as demandas populares não param, mesmo no período mais restritivo da pandemia. “O munícipe só procura o vereador quando algo saiu do rito normal, então a gente tem a obrigação de continuar trabalhando. Sabemos dos riscos, nos protegemos, mas o trabalho lá fora não parou”.

Para trabalhar no combate à pandemia e atender as demandas da população, Acácio Godoy relatou ter visitado nesta semana, juntamente com os vereadores Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), e Thiago Ribeiro (PSC), todas as UPAs de Piracicaba. O objetivo da visita foi ver o atendimento das UPAs e dar apoio aos profissionais de saúde. “Eles estão no limite, estão trabalhando numa capacidade máxima e numa rotatividade muito grande”, destacou o vereador que enfatizou que a dedicação e a preocupação dos profissionais de saúde “não diminuiu em nada”, mesmo estando cansados.

Os profissionais de saúde passaram demandas pontuais para os vereadores que já foram repassadas no mesmo dia, por telefone, ao secretário de saúde, Filemon Silvano. Um relatório com essas demandas deve ser entregue aos vereadores na próxima semana. Godoy frisou ser muito importante que o relatório fique disponível para todos e disse que o que for necessário pode ser demandado para os vereadores nos telefones e e-mails. Ele parabenizou as equipes de campo, o corpo de enfermagem, médicos, atendentes e equipes de limpeza, chamando-os de heróis e se solidarizou com as famílias que perderam os entes queridos e com as pessoas que estão internadas.

“Existe uma crise por trás da crise, que é a crise econômica, a crise do fechamento de postos de trabalho, do profissional que não era protegido pela carteira de trabalho e foi dispensado”, disse Godoy. Ele elogiou igrejas, ONGs e organizações sociais e sindicais por se unirem para socorrer “a crise por trás da crise”, que é a crise financeira, do emprego e de quem não tem o básico. “A maioria das populações periféricas são afrodescendentes, a comunidade negra está dentro desse recorte. Tenho certeza de que quem mais perdeu o emprego foi a comunidade negra”, disse.

EMPREENDEDORISMO – Acácio Godoy afirmou que nunca foi tão importante se reinventar e se adaptar como na situação em que estamos passando. “Perdemos muitos comércios, muitas portas se fecharam de maneira definitiva, perdemos vagas de trabalho. Isso gera diminuição do fluxo do dinheiro na cidade como um todo que vai repercutir nas demandas sociais que falamos aqui”, disse. O vereador aproveitou para enfatizar que sempre defendeu o comércio aberto e a vacina, e entende que a disseminação do novo coronavírus se dá em aglomerações clandestinas onde as pessoas não usam nenhum tipo de proteção.

Em parceria com a Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), Apapir (Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região) e com o SENAI, será realizado um curso para formar padeiros e confeiteiros. De acordo com Godoy, há uma carência desses profissionais no mercado e o curso irá gerar uma oportunidade para as pessoas que querem mudar de ramo e que também que perderam o emprego e não conseguem recolocação profissional pela falta de vagas de trabalho em suas áreas. O curso terá início após fim das restrições, quando existir um ambiente “minimamente seguro” para colocar os alunos dentro de uma sala de aula.

ACESSE O CONTEÚDO


As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

 

 
Parlamento Aberto Acácio Godoy

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas