EM PIRACICABA (SP) 27 DE NOVEMBRO DE 2020

Acácio Godoy reforça luta de movimentos sociais

Eleito em 2020 com 1.395 votos pelo Partido Progressista, ele disputou as eleições de 2016, quando ficou na condição de suplente e conquistou 968 votos




Toque na imagem para aumentar

Acácio de Godoy reforça luta de movimentos sociais

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Com forte atuação em movimentos sociais, o comerciante Acácio Geraldo Souza de Godoy, casado, curso superior incompleto, cor preta, passará a compor o quadro de 23 vereadores da Câmara de Piracicaba na gestão 2021 a 2024. Em 2016, obteve 968 votos, o que lhe garantiu a suplência na coligação partidária PP/MDB.

Nascido em Mauá (SP), em 5 de agosto de 1977, e criado em Piracicaba a partir de 1985, Acácio de Godoy fala de sua trajetória de vida e luta, na defesa dos interesses comunitários. O despertar para a política ganhou um sentido por ocasião da perda de seu pai que, na espera por um exame médico, veio a óbito. No mesmo dia do falecimento, os familiares recebiam a informação de que a realização do exame solicitado nas unidades de saúde local seria no dia seguinte.

Acácio relata um pouco de sua história, que se mistura em trabalhos comunitários, em que sobressai a luta por direitos civis, a exemplo dos problemas que ainda hoje afligem a população, especialmente o povo negro.

Filho de Irineu Pinto de Godoy, carpinteiro, morador do bairro Novo Horizonte, e de Maria Neuci Souza de Godoy, costureira, Acácio foi aluno de escola pública a vida toda. Desde menino participava de grupos de jovens, ligados à igreja católica, das pastorais e fazia trabalho coletivo. Casou-se com Maria Erica de Godoy, sendo pai de duas meninas, Brisa Maria Godoy e Vida Elisa Godoy, com 15 e 13 anos, e de Jesus Irineu de Godoy, com 1 ano e 11 meses.

"Comecei meu trabalho comunitário nas pastorais e, depois do casamento, fui trabalhar com a pastoral familiar, fazendo parte da igreja católica, onde tenho o orgulho de ser cursilhista. Minha esposa também é. Passei a trabalhar dando palestras no curso de noivos, participando de encontro de casais e trabalhando com famílias comunitariamente", explica o vereador eleito.

A partir de 2012, Acácio aproximou-se do Movimento Negro, viajando pelo Estado de São Paulo e país na troca de experiências com clubes sociais negros, a exemplo do Treze de Maio, Flor de Liz, 18 de Setembro, onde conheceu remanescentes da Frente Negra. "A partir daí comecei a militar no Movimento Negro, sempre respeitando quem veio antes de mim, quem construiu esta história para que hoje eu pudesse ter voz, sendo uma construção coletiva e permanente."

Dentro desta construção, Acácio passou a ser reconhecido como uma liderança comunitária, promovendo a união com várias lideranças de bairros e realizando um trabalho de levar as demandas até o poder público. "Sendo que quanto mais você trabalha, mais demandas aparecem e você torna-se reconhecido", pontua.

Segundo ele, com este trabalho percebeu a necessidade de ocupar uma posição de decisão, pois o trabalho de liderança comunitária surte efeito, mas tem as suas limitações. "Então, foi um amadurecimento natural aderir à política partidária e colocar meu nome como candidato".

A primeira experiência eleitoral aconteceu em 2016, quando alcançou 968 votos e a primeira suplência do PP. Em 2020, fortalecido como liderança comunitária de movimentos culturais e religiosos, incluindo a união de irmãos evangélicos, católicos, de matriz africana, alcançou a eleição com 1395 votos.

EMPREENDEDORISMO - Acácio Godoy afirma que sempre procurou buscar a redução das diferenças sociais, o combate ao racismo, o combate ao preconceito, sustentando o sonho de ser um empreendedor. Em 2015, abriu mão do registro formal, de carteira assinada, para empreender pela primeira vez, na abertura de um pequeno comércio com a família. "Quando eu fiz isso, descobri que, apesar de toda formação profissional e até acadêmica, me faltavam muitos conhecimentos para que eu empreendesse", explica. 

A experiência mostrou que não era o único empreendedor periférico que passava por estas dificuldades, o que o levou a montar um coletivo chamado Universo do Microempreendedor, com o grande apoio da amiga Carol Andrade. "Começamos a levar vários empreendedores, a maioria pequenos e micros e periféricos, para formação, com apoio de instituições como a Unimep, a Faculdade Anhanguera, o Sebrae, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e trouxemos palestrantes com voluntários", conta.

Nos últimos anos, o coletivo de empreendedores foi mantido com formação e rodada de negociações, ampliando seu conhecimento sobre o empreendedorismo e também com novos desafios.

VIDA ACADÊMICA - Acácio cursou o Colégio Industrial, o que o qualificou para trabalhar na área técnica como eletrotécnico. No entanto, em pouco tempo descobriu que preferia as pessoas do que as máquinas, passando então a trabalhar na área comercial.

Atuou por nove anos em uma empresa de alimentação, o que o levou a a empreender no ramo dos alimentos, abrindo uma padaria. Fez também gestão pública, área que já era uma paixão antiga, o que lhe fez migrar para o curso de direito, que está concluindo pela Unimep.

Acácio Godoy trabalhou durante um período como técnico do Procon (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor), recebendo formação específica especializada em direito do consumidor. "Ali consegui fazer muitos trabalhos, ajudar pessoas, dentro do direito do consumidor, estabelecendo laços que duram até hoje, principalmente com a população mais carente, que carece de informações sobre seus direitos."

FORMAÇÃO POLÍTICA - Acácio teve sua formação política dentro da própria igreja católica, junto ao Mandato Coletivo, em proposta do ex-vereador e vereador eleito para 2021-2024, Paulo Camolesi. Participou do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Comissão Municipal de Emprego e Renda e de comissões locais de saúde.

"O PP em Piracicaba tem um grande nome de referência, que é o Capitão Gomes. Desde que comecei a observar a política de perto, sempre admirei a postura dele enquanto vereador e me espelho na sua postura, como pessoa e como vereador, o que me chamou atenção para a sigla do Partido Progressista".

Segundo ele,  o partido não tinha o progressista somente como sigla, prega por uma visão progressista, defende sim uma política, mas sem deixar ninguém para traz, respeita a finalidade social de cada proposta, defende propostas que geram rendas, emprego, promovendo a igualdade social e de oportunidades. "Para nós, da comunidade negra, da militância negra, é muito forte esta postura, por gerar oportunidades."

Acácio destaca ainda o legado histórico e de referência do Partido Progressista de Piracicaba, na figura do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, o advogado Antonio Messias Galdino, um dos precursores do partido na cidade e que atualmente integra o corpo de assessores do vereador Capitão Gomes. "O primeiro negro a ocupar a presidência da Câmara, nos quase 200 anos de história, a ser completada em 11 de agosto de 2022. Após Galdino, o ex-vereador João Manoel dos Santos (PTB) foi o segundo presidente negro a responder pela Mesa Diretora da Câmara", rememora.

"Ele é uma referência maior, ele é um Griot (anciões, contadores de história, que oralmente transmitem o conhecimento às futuras gerações, na tradicional cultura dos povos africanos), que traz com ele uma vivência e sabedoria muito grande, mas eu o vejo como uma pessoa generosa, que me aconselhou politicamente, quando me recebeu ainda quando estava iniciando a caminhada na militância. Na política, falo sem medo de errar, que os conselhos que ele me deu, a experiência que dividiu comigo, foi fundamental para que eu alcançasse êxito, nesta eleição".

Acácio também considerou o momento de renovação a qual a população pedia, onde já nas eleições passadas foram 11 vereadores que não conseguiram se reeleger e agora 13 que não conseguiram se manter na Câmara.

"A minha expectativa é corresponder à altura esta expectativa da população. Senti durante a campanha que as pessoas queriam renovação, porém, com qualidade, com responsabilidade, sendo que a renovação, ela é muito importante, porém, há que se respeitar o trabalho que já existia na Câmara, coisa que faremos também".

"Quero ressaltar que foi muito importante, na minha eleição, a participação popular, de movimentos sociais, de lideranças comunitárias e lideranças religiosas. A mudança não acontece sem a participação da população. Eu quero entregar o mandato participativo presente nas comunidades, ouvindo as pessoas, indo até elas, e não fazendo elas virem até mim, ao gabinete, ou a minha pessoa. Sempre que possível eu quero ir até as pessoas, conhece-las nas realidades delas, e atende-las naquilo que for pertinente, na função de vereador e também na função social, como pessoa. Eu quero dizer também, para que as pessoas continuem participando do processo democrático, do processo de eleição, votando. A renovação só aconteceu porque parte da população se levantou no domingo e foi até as urnas, levando a sua visão. Se elas não levassem isto às urnas, não teria havido renovação", disse.

AÇÕES AFIRMATIVAS - Na condição de vereador negro, Acácio reconheceu o esforço da comunidade, que resultou na elevação do número de afrodescendentes na Casa, onde cinco vereadores se declararam pardos e negros.

"Eu só estou eleito e faço parte do Movimento Negro porque alguém veio antes de mim. Então, estas conquistas elas nascem muito antes de eu ter entrado no processo de militância, mas, eu sou um defensor delas, quero avançar com elas. As políticas de ações afirmativas são necessárias, até que encontremos um equilíbrio social, econômico, financeiro, até quando eu consiga entregar uma educação mais igualitária, com mais oportunidade para todos, sendo que as políticas de ações afirmativas serão necessárias e, elas não serão trocadas por promessas. Tem gente que quer suprimir estas políticas em troca de promessas de que vamos avançar nesta ou naquela área. Só posso fazer uma troca quando realmente estiver entregando para a população algo em troca, a exemplo de uma educação à altura, para que a pessoa, por si só, possa chegar às melhores faculdades, aos melhores empregos. Então, as pautas do Movimento Negro comigo não ficarão esquecidas", diz.

FAMÍLIA - "Minha família é do Paraná. Meu pai é paranaense e minha mãe cearense. Nasci em Mauá (SP), mas estou em Piracicaba desde o ano de 1985. Aqui eu me formei e constituí família e aqui nasceram meus filhos. Então, o amor que tenho por esta terra, acredito que por nenhum outro lugar do mundo seria igual, porque aqui está tudo o que conheço e dou valor na minha história como pessoa", diz Acácio.

Além do XV de Novembro, das margens plácidas do rio Piracicaba e o véu das noivas, em uma cidade em que o prefeito é declarado abertamente palmeirense, Acácio também fala de suas paixões.

"Eu sou Corinthians de coração, sou e sempre serei. Eu tenho uma paixão pelo XV de Novembro de Piracicaba, porque é uma coisa nossa, uma coisa de que a gente se apropria, mas sou Corinthians e o prefeito terá que respeitar, pois em toda derrota vai receber uma mensagem minha, pois vou comemorar para sempre", diz o vereador.

Como mensagem final, Acácio alerta: "precisamos avançar, mas um avanço que não deixe ninguém para traz. Precisamos nos cuidar. O maior tem que cuidar do menor. O mais forte tem que cuidar do mais fraco. Não é possível avançar enquanto sociedade deixando uma parcela da população esquecida".

Eleições 2020 Parlamento Aberto Nas Urnas

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas