EM PIRACICABA (SP) 28 DE AGOSTO DE 2019

Ação integrada de forças de segurança é destacada em solenidade

Em cerimônia nesta quarta-feira, no salão nobre, Coronel Adriana entregou "Título de Policial Padrão" a 12 profissionais homenageados.




Toque na imagem para aumentar

Salão nobre recebeu, na noite desta quarta-feira, a solenidade de entrega do "Título de Policial Padrão"

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




A ação integrada das quatro forças de segurança com representantes homenageados durante a entrega do "Título de Policial Padrão" foi destacada nos discursos das autoridades que prestigiaram a solenidade, realizada na noite desta quarta-feira (28), no salão nobre da Câmara. A atuação conjunta envolvendo as polícias Militar, Civil e Federal e a Guarda Civil Municipal é encarada como um dos trunfos para os resultados positivos registrados por Piracicaba no combate à criminalidade.

A solenidade, promovida pela vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), prestou reconhecimento a 12 profissionais. Foram homenageados Henrique Souza Guimarães, Eduardo Gabeto Soares e Ivan de Souza Ricardo, da Polícia Federal; Rodrigo Peral de Carvalho, Talita de Mello Ramos e Luis Fernando Castilho, da Polícia Militar; Juliana Pereira Ricci, James Batista Tavares e Juliana Zandoná, da Polícia Civil; e Cleusa Regina Matilde Lourenço Baboni, Josias Pinheiro de Camargo e Ermisson Francisco Soares, da Guarda Civil Municipal.

Representando o prefeito Barjas Negri (PSDB), a comandante da Guarda Civil Municipal, Lucineide Maciel Correa, disse que o governo local "sabe da importância da segurança pública para atrair novos investimentos e manter a população protegida". Ela creditou ao fato de "todos agirem de maneira integrada" os avanços recentes verificados nas estatísticas oficiais.

"Em comparação com o mesmo período do ano passado, tivemos redução nos índices de homicídios, furtos e roubos. Somamos forças quando trabalhamos juntos, com resultados positivos para nós, profissionais comprometidos com a segurança do município. Esta é a vocação que abraçamos e estamos colhendo bons resultados", salientou.

O papel desempenhado pelas forças de segurança foi destacado em todas as falas durante a cerimônia de entrega do "Título de Policial Padrão". "O povo tem de escolher de que lado está: se do lado de quem quer que os bandidos sejam extirpados da nação ou se do lado de quem quer viver num país criminoso. Temos que escolher e nos engajar nessa luta", afirmou Coronel Adriana, autora da solenidade.

A vereadora chamou a atenção para o atual "momento de mudança do país", de "recuperação de valores morais e éticos perdidos ao longo de décadas de desgovernos". "Por isso, o reconhecimento de boas condutas é fundamental. A nação brasileira merece um país muito melhor, e temos que lutar por isso. Torço muito e gostaria que todos torcessem pelo sucesso do presidente Jair Bolsonaro, para que juntos possamos construir o país que queremos."

Coronel Adriana falou da "imensa satisfação" em homenagear os 12 profissionais. "Hoje o sentimento é de gratidão, pelo trabalho exemplar que realizam no município. Honra, coragem e amor à pátria são compromissos das forças de segurança pública, que enfrentam desafios com garra e até com o sacrifício da vida."

"Graças a esse trabalho, nossa cidade é uma das mais seguras do país: sabemos as dificuldades enfrentadas por todos, mas com muito profissionalismo e preparo atendem a população com qualidade e excelência, o que nos orgulha demais e nos torna gratos, sobretudo a mim, coronel da Polícia Militar e representante de vocês no Poder Legislativo, com quem podem contar", comentou.

A vereadora enfatizou que "a Câmara tem muita possibilidade de agir em prol da segurança pública". "Sou exemplo disso. Tenho trabalhado bastante para tentar melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais. Conseguimos viabilizar uma série de projetos de lei que ajudam policiais e trazer equipamentos como o Detecta de graça para o município. E estamos lutando agora para pôr fim ao emprego de policiais militares na escolta de presos", exemplificou.

Delegado da Polícia Federal em Piracicaba, Florisvaldo Emilio das Neves afirmou que "os integrantes das forças de segurança pública são a mais concreta manifestação do Estado enquanto garantidor de direitos". "O estado de direito deve garantir que a vida das pessoas em sociedade seja livre, pacífica, justa e segura, que esteja ao abrigo da força dos valentões e da esperteza desmedida dos que tentam levar vantagem à custa do suor dos demais", disse. "A sociedade precisa escolher de que lado está: dos que violam direitos ou daqueles que vivem para proteger o direito dos outros", completou.

Florisvaldo comentou, ainda, a importância da solenidade promovida pela Câmara, ao reconhecer "o valor e a dedicação" dos profissionais da área. "Piracicaba é uma cidade que valoriza os integrantes das forças de segurança pública e a homenagem desta noite é uma prova disso. São abnegados cumpridores da missão de garantir a segurança dos outros, quase sempre colocando em risco a própria vida."

Ao falar em nome dos homenageados, Juliana Pereira Ricci, da Polícia Civil, elogiou o ambiente encontrado pelas forças de segurança em Piracicaba, "onde temos parceria e coleguismo para trabalhar", e manifestou gratidão pela sociedade local, "muito distinta do que vemos na maioria dos lugares".

Citando como exemplo o caso, na semana passada, em que o autor do sequestro de um ônibus na ponte Rio-Niterói foi morto pela polícia, Juliana comparou que, enquanto "a imprensa há poucos dias discutia se um bandido que aprisionou 39 trabalhadores dentro de um ônibus deveria ou não ser morto pela polícia, a sociedade de Piracicaba, na pessoa de Coronel Adriana, chama a polícia hoje para ser homenageada".

"Agradecemos muito, porque a única coisa que pode parar um homem mau com uma arma na mão é um homem bom com uma arma na mão. É com essas palavras de muita gratidão que venho trazer nosso muito obrigado, numa sociedade que reconhece o trabalho da polícia", disse a homenageada, ao ponderar que, embora obter reconhecimento não seja a finalidade da atuação dos profissionais, ele "é muito bem-vindo".

Comandante do 10º BPM-I (Batalhão da Polícia do Interior), o tenente-coronel Rodrigo Eval Arena afirmou ter "certeza de que todos são merecedores" do "Título de Policial Padrão" pelo "profissionalismo e cuidado" com que desempenham as funções. "Piracicaba é das poucas cidades onde os integrantes das forças de segurança pública são homenageados e reconhecidos. Vemos isso nesta Casa de Les, que representa o povo piracicabano."

"Temos a grata satisfação de poder reconhecê-los nesta solenidade. É um momento em que a sociedade piracicabana, por meio da Câmara, tem a oportundiade de prestigiar, homenagear e dar carinho e afeto aos policiais e aos guardas. Dificilmente temos a oportunidade de sermos agraciados em situação semelhante a essa", reforçou Luiz Henrique Zago, delegado-assistente do Deinter-9.

O delegado da Junta de Serviço Militar de Piracicaba, primeiro-tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes, também comentou que, apesar de as corporações não trabalharem por isto, o reconhecimento "é uma das principais ferramentas de recursos humanos", pois exalta o valor dos profissionais e os motiva. O chefe de instrução do Tiro de Guerra local, Wolmer Luiz de Oliveira Santos, destacou que Piracicaba é "bem segura, com agentes interagindo o tempo todo".

Adriana Nunes Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas