EM PIRACICABA (SP) 22 DE JANEIRO DE 2020

Acervo artístico vai ser exposto na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste

Obras adquiridas por força de leis como prêmios aquisitivos reúnem telas, esculturas e produções audiovisuais




Toque na imagem para aumentar

Com abertura em 3 de março, a primeira exposição reunirá pelo menos 10 obras do acervo

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


“A arte estática, fixada nas paredes e fora do alcance do público, não cumpre o seu papel educativo e cultural”. A opinião é do presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta (MDB), que, esta semana, recebeu a diretora de Comunicação e Cerimonial da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, Marcela Delphino, para definir uma agenda para que o acervo artístico do legislativo piracicabano seja exposto na cidade vizinha.

Acompanhado do diretor Bruno de Oliveira, do Departamento de Documentação e Transparência ––responsável pela guarda do acervo–– e da diretora de Comunicação, Valeria Rodrigues, Rotta e Marcela verificaram as obras que poderão ser destinadas às exposições que serão realizadas este ano. A proposta é que aconteçam pelo menos uma por semestre. “Isto vem ao encontro da proposta de compartilharmos com os interessados o acesso ao nosso acervo. Vamos buscar outras parcerias com o mesmo objetivo”, disse Gilmar.

Segundo Marcela, a proposta da parceria surgiu para manter forte os laços entre as duas casas legislativas que, em 2019, se aproximaram para as comemorações dos 150 anos da Câmara de Santa Bárbara.

Na ocasião, a emancipação do município que pertencia a Piracicaba e a instauração da Câmara da cidade vizinha receberam destaque. Cópias de documentos fornecidas pelo legislativo piracicabano foram depositadas em uma capsula do tempo.

Analisando o acervo da Câmara de Piracicaba, a proposta, segundo Bruno, é que a primeira exposição tenha obras dos prêmios aquisitivos no Salão de Belas Artes. “A temática deve ser o campo, com a seleção de obras que traduzam o cotidiano comum entre as duas cidades”, explicou.

Com abertura em 3 de março, a primeira exposição reunirá pelo menos 10 obras do acervo. “A oportunidade de compartilharmos nossa cultura com o município vizinho é uma forma da nossa Casa contribuir como a formação cultural e o estreitamento das relações entre os dois municípios”, ponderou Gilmar.

Para o segundo semestre, a proposta discutida é de levar os prêmios aquisitivos do Salão Internacional de Humor para Santa Bárbara. “Assim, também contribuímos com a divulgação do Salão, que acontece em agosto, dentro das comemorações do aniversário de Piracicaba”, finalizou o presidente.

Cultura Gilmar Rotta

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas