EM PIRACICABA (SP) 27 DE ABRIL DE 2021

Ações celebram o mês de conscientização do espectro autista

“Não aponte o dedo. Estenda as mãos" é o tema da campanha de 2021, que foi instituída na cidade pelo vereador André Bandeira (PSDB).




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499



A live do Parlamento Aberto recebeu, segunda-feira (26), o vereador André Bandeira (PSDB) para falar sobre a campanha de conscientização do autismo e a luta pela unidade Lucy Montoro na cidade. 

Em 2007, a ONU (Organizações das Nações Unidas) definiu 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No município, o envolvimento da Câmara é iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), autor da lei municipal 7.857/2014, que instituiu, em âmbito local, a celebração do Dia da Conscientização do Autismo, também no dia 2 de abril. 

A data tem por objetivo, trazer o debate e difundir informações sobre o tema, além de confrontar o preconceito. “Essa é uma data simbólica onde trabalhamos e enfatizamos esse tema da conscientização, mas essa luta nós temos todos os dias, nos 365 dias do ano!”, ressalta o vereador.

Bandeira explica que o slogan deste ano foi escolhido pelas mães de crianças autistas que compões o projeto. "Não aponte o dedo. Estenda as mãos", é uma frase que reforça a necessidade de tratamento mais acolhedor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista [TEA].

LUCY MONTORO - O parlamentar informou que continua reivindicando junto ao governo do Estado a implementação unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Piracicaba.  “Na última conversa que tive com a secretária Célia Leão (PSDB), fui informado que Piracicaba está contemplada com uma das duas próximas unidades que serão entregues”.  Ele reivindica a construção desde 2009 e, no ano passado, coletou mais de 20 mil assinaturas em um abaixo-assinado. 

A Rede Lucy Montoro um centro de saúde que promove atendimentos às pessoas com deficiências físicas ou doenças potencialmente incapacitantes, foi criada em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo.

Além disso, desde 2020, o vereador busca trazer para Piracicaba, uma unidade do Centro Escola de Referência ao Autismo. “Esse local é trabalhado como escola para o atendimento e acompanhamento multidisciplinar, que envolve o tralho de vários profissionais, para fazer o diagnóstico precoce das crianças com TEA e a estimulação delas”, ressalta. 

A unidade Centro Escola de Referência ao Autismo de Piracicaba seria a segunda no Brasil. Atualmente, a única existe na cidade de Itaboraí (RJ). “Nós iniciamos as tratativas na gestão passada, mas já no início do novo mandato, levamos esse projeto para apresentar ao novo secretário de saúde e aguardamos a avaliação”, pontua.

SOCIALIZAÇÃO - O parlamentar também é autor do projeto de lei 11/2020, que trata da realização de sessões adaptadas de cinema para pessoas com Transtorno do Espectro Autista [TEA], com a proposta de trazer inclusão a partir de uma sessão adaptada de cinema para crianças, adultos e familiares, buscando garantir acesso à cultura. “O nosso intuito é promover a socialização e um momento de lazer, não só para a criança ou jovem, mas também para a família”, enfatiza. 

Um encontro on-line está agendando para debater o projeto de lei nesta sexta-feira, 30, a partir das 13h. A reunião será aberta à participação do público, sendo que os interessados devem entrar na sala a partir deste link.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Parlamento Aberto André Bandeira

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas