EM PIRACICABA (SP) 05 DE DEZEMBRO DE 2019

Adriana homenageia campanha com foco na violência contra a mulher

Moção de aplausos foi entregue a representantes do Fundo Social de Solidariedade e à empresa Via Ágil.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Homenagear o Fundo Social de Solidariedade e a empresa Via Ágil pelo desenvolvimento e continuidade da campanha de combate à violência contra as mulheres em Piracicaba foi o objetivo da moção de aplausos, da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), entregue a Sandra Negri e Fernando Galvão Pellin.

Durante a entrega da homenagem, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri, contou que viu a campanha em um revista norte-americana e entrou em contato com o departamento de marketing da Via Ágil com o intuito de idealizar um trabalho com foco na violência contra a mulher, dessa vez com parceria da Guarda Civil Municipal.

A campanha que aborda a violência contra a mulher por meio de peças publicitárias no transporte público municipal, foi lançada no dia 16 de abril de 2019, em ação conjunta da  Via Ágil, Guarda Civil de Piracicaba e Fundo Social de Solidariedade.  

Três personagens fictícios foram criados com base em relatos e dados do Conselho Municipal da Mulher: Dona Elisa, uma senhora que sofreu no passado a violência doméstica, mas recebeu ajuda e hoje vive feliz com os netos; a jovem Valéria, que durante três anos passou pelo mesmo problema, conseguiu superar e vive com os filhos; e por último, uma imagem que incentiva as mulheres a não mascararem a violência e a denunciar os abusos.

Fernando Pellini, do departamento de comunicação e marketing da Via Ágil, lembrou que a campanha contou com ampla divulgação por meio de cartazes espalhados em 40 pontos de ônibus, mídia pouco usada, o que tornou a campanha influente na cidade.

De acordo com os organizadores, a iniciativa foi elogiada e vem ao encontro da necessidade de conscientizar vítimas sobre a importância da denúncia dos crimes contra as mulheres.

A vereadora Coronel Adriana parabenizou Sandra e Fernando pela campanha e elogiou a atuação da comandante da GCM, Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, a delegada Monalisa Fernandes dos Santos, da Delegacia de Defesa da Mulher, e a Policia Militar. Ela lembrou que o crime contra a mulher tem crescido e se tornado cada vez mais violento.

“O tema é delicado e necessita ser abordado por todos de maneira profissional, respeitosa e impactante, como foi a campanha desenvolvida pela equipe da Via Agil, mediante a solicitação do Fundo Social de Solidariedade”, comentou a parlamentar.

Sandra Negri falou também da importância de não ter medo e denunciar o agressor e que o poder público deve sempre olhar a questão com carinho e estar sempre atento.

Essa não é a primeira campanha da empresa em defesa da mulher. Em 2018, a Via Ágil, com o apoio do Conselho Municipal da Mulher e da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), desenvolveu uma campanha que abordou a questão do assédio sexual nos terminais e ônibus municipais, intitulada “Me Respeite”.

A campanha utilizou como publicidade três backbus, cartazes incluídos na parte interna de 90% dos ônibus urbanos, Terminais de Integração, no site da empresa Via Ágil e nas mídias sociais, o que ocasionou grande impacto e visibilidade, trazendo a público conscientização sobre a necessidade do respeito às mulheres no transporte público.

Adriana Nunes Homenagem

Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas