EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2021

Advogado previdenciário receberá título de "Cidadão Piracicabano"

Propositura reconhece o trabalho de Guilherme Aparecido de Jesus Chiquini, que já foi office boy, segurança, professor e supervisor censitário antes de advogar




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai é o autor da propositura aprovada nesta quinta-feira (21)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta quinta-feira (21) o projeto de decreto legislativo 35/2021, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), e que concede ao advogado previdenciário nascido na cidade de Joanópolis - SP, Guilherme Aparecido de Jesus Chiquini, o título de "Cidadão Piracicabano".

A honraria que é concedida pelo Legislativo municipal a pessoas não nascidas na cidade, mas que atuam e desenvolvem atividades no município, como é o caso de Guilherme, que, desde 2016, possui em Piracicaba um escritório dedicado ao direito previdenciário, atuando "sobretudo com concessão e revisão de benefícios do INSS (aposentadorias, auxílios, pensão por morte, BPC – LOAS)" e outros, traz a propositura. 

O texto que substancia a justificativa para a concessão do Título destaca a trajetória de Chiquini que, aos quatorze anos, começou a trabalhar como office boy para ajudar nas despesas de casa. Ainda segundo a propositura, o hoje advogado também já foi guarda noturno e trabalhou no setor de administração e finanças da prefeitura de Joanópolis. 

Concomitante ao trabalho, Guilherme Chiquini também conseguiu estudar, concluindo sua Licenciatura plena em História em 2006. No ano seguinte, foi aprovado em processo seletivo para exercer o cargo se supervisor censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, na sequência, obteve a aprovação em outro concurso público, desta vez para lecionar história no município de Pedra Bela - SP.

Ainda enquanto era professor, o homenageado iniciou uma nova graduação, desta vez em direito. "Concluiu o curso de Direito em 2011 e, em 2015, recebeu o convite de um familiar para trabalhar numa empresa que estava abrindo em Piracicaba. Aceitou o convite e se mudou com a família para a cidade. Logo surpreendeu-se com as belezas do município, com a estrutura urbanística, com a qualidade de vida ímpar e principalmente com a calorosa receptividade do povo piracicabano", traz o texto da propositura. 

No ano seguinte, em 2016, Guilherme Chiquini monta um escritório de advocacia na cidade, passando, então, a atuar no setor previdenciário. Foi essa atuação que o levou, inclusive, a já ter sido presidente da Comissão de Direito Previdenciária da Subseção da OAB Piracicaba, comissão da qual, atualmente, é membro.

A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade dos votos dos parlamentares presentes à 40ª reunião ordinária de 2021.   

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas