EM PIRACICABA (SP) 12 DE NOVEMBRO DE 2018

Alunos da Escola Moraes Barros participam do Conheça o Legislativo

Na simulação de um projeto de lei fictício, os alunos disseram não à criação de uma lei que proíba o uso do celular em salas de aula.




Toque na imagem para aumentar

Felipe Almeida

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A convite do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), que designou o assessor de gabinete, Felipe Almeida, um grupo de 59 alunos, do terceiro ano, faixa etária dos 9 anos, da Escola Estadual Moraes Barros, na manhã desta segunda-feira (12) se reuniram nas dependências do salão nobre ”Prof. Helly de Campos Melges”, das 9 às 11 horas para participar de mais uma edição do Programa “Conheça o Legislativo”, que reforça os princípios de cidadania no despertar para a consciência política.
 
O grupo foi coordenado pelas professoras Maria das Graças e Lídia Gualesi. Inicialmente, os alunos e professores ouviram a palestra de Luana Arcangeleti, do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara, que falou sobre a herança portuguesa, na origem das Câmaras e a história da cidade de Piracicaba, utilizando-se de projeções e fotos ilustrativas apresentando uma Piracicaba que muitos não conheciam.
 
Na sequencia, o advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico explicou o que são os poderes constituídos, seus membros, suas diferenças, funções e a importância da Constituição, na divisão e competência dos três Poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário). Além das leis maiores, como o Código Civil Brasileiro, o Código Penal e o Código Nacional de Trânsito.
 
Oliveira também ficou com a terceira fase do programa, onde os alunos são orientados sobre o papel dos vereadores, o que é a lei, suas necessidades e quais as suas aplicações.

Finalizando a visita, foi realizada uma simulação de uma reunião ordinária onde foi discutido e rejeitado, por 18 votos contra e quatro votos a favor, com excessão do voto do presidente, que só se manifesta em caso de empate, o projeto de lei que proíbe o uso de celulares em salas de aulas.
 
Na formação da Mesa Diretora atuaram os estudantes: Laura Lima Thesta - Presidente, Henrique Machado Vicente Pedro - Primeiro Secretário, Leticia Nunes de Campos - Segundo Secretário e Anna Julia de Souza Silva - Vice-Presidente.
Jonson Oliveira Conheça o Legislativo

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas