EM PIRACICABA (SP) 04 DE JULHO DE 2018

Alunos do CIEE participam do 'Conheça o Legislativo'

Projeto explica a função do Legislativo e a divisão dos três poderes.




Toque na imagem para aumentar

Kawai convidou os alunos a participar do "Conheça o Legislativo"

Crédito: Thaís Passos


Na tarde desta quarta-feira (4), o projeto "Conheça o Legislativo" recebeu cerca de 50 alunos do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) no salão nobre. A convite do vereador Pedro Kawai (PSDB), os aprendizes aprenderam mais sobre a função da Câmara.

Kawai acolheu os alunos e fez uma breve explanação sobre o projeto. "Para nós é importante a participação dos jovens. A política precisa de novos ares, precisa da juventude", afirmou o parlamentar.

A primeira palestra foi ministrada pela estudante de História e estagiária do Departamento de Documentação e Transparência, Alice Galvão, que falou sobre o surgimento das primeiras Câmaras, a fundação de Piracicaba e a criação do Poder Legislativo na cidade.

Logo depois, Bruno Didoné de Oliveira, do Departamento Jurídico, explicou a divisão e a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para finalizar, Érica Cruz Dinis, do Departamento de Documentação e Transparência, abordou a importância das leis e a função do vereador e orientou os alunos para a simulação de uma reunião ordinária.

Os alunos fizeram o papel de vereadores para votar um projeto de lei fictício sobre a proibição do uso de celulares dentro dos espaços de ensino em Piracicaba. Quatro deles compuseram a mesa diretiva e cinco ocuparam a tribuna para debater o projeto três discursaram a favor e três contra.

O projeto foi rejeitado, com 16 votos contrários e três favoráveis.

Para a professora Flávia Ercoli, o projeto é importante para a conscientização dos jovens. "Eles têm uma rejeição muito grande pela política hoje: não querem votar, não querem se envolver, e esse não é o caminho. Eu acho que o caminho é se envolver e ver que podem fazer alguma coisa mais positiva", argumentou.

"Acho que acaba interferindo também na escolha. Pode despertar o interesse em alguns de fazer parte da política de alguma forma; eles vão contribuir para a população em um futuro próximo", complementou a professora Juliana Micheli Barboza.

Pedro Kawai Conheça o Legislativo

Texto:  Débora Bontorim Saia
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas