EM PIRACICABA (SP) 07 DE FEVEREIRO DE 2020

Alunos serão homenageados pela criação de livro sobre o Holocausto

Estudantes da Escola Estadual Professor Dr. João Chiarini receberão Voto de Congratulações do vereador André Bandeira.




Toque na imagem para aumentar

Propositura foi aprovada na segunda reunião ordinária

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Os alunos do nono ano da Escola Estadual Professor Dr. João Chiarini serão homenageados pelo vereador André Bandeira (PSDB), pelo desenvolvimento do livro "Holocausto - O Passado Vem à Tona?", escrito em formas de cartas e comunicados, com relatos fictícios de situações reais e reflexões dos discentes sobre o Holocausto. A propositura que propõe o Voto de Congratulações, o requerimento 65/2020, foi aprovada nesta quinta-feira (6), na segunda reunião ordinária.

O termo Holocausto refere-se ao genocídio, principalmente de judeus, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Os judeus e qualquer outra minoria considerada inferior pelos nazistas eram sistemicamente agrupados, explorados até exaustão e, então, executados. Cerca de seis milhões de judeus foram assassinados durante a primeira metade do século 20.

Os textos começaram a ser escritos no início de 2019, bem como a pesquisa sobre o tema, sob a orientação das professoras Érica Aparecida de Fátima dos Santos (História), idealizadora e coordenadora do projeto, Thaís Cairo Santana e Mirian da Cunha Mello (Língua Portuguesa), com a coordenação pedagógica de Marcelo Fernandes. Os alunos produziram as narrativas do livro nas aulas de História e realizaram a correção textual nas aulas de Língua Portuguesa.

Segundo a professora de história, Érica Santos, os estudantes mostraram interesse nesse projeto no sétimo ano, quando produziram um livro com narrativas sobre a Idade Média.

O objetivo do projeto foi dar a chance aos alunos de compreenderem profundamente as consequências do Regime Nazista e da falta de respeito e tolerância. A intenção da escola é dar continuidade a esse tipo de projeto, futuramente, com turmas do ensino fundamental e do ensino médio.

“A iniciativa dos alunos do nono ano mostra o quanto se importam com um assunto tão importante e relevante como este e que lutam para disseminar informação e conscientizar as pessoas para que esta situação jamais torne a acontecer”, disse o vereador André Bandeira.

A homenagem será entregue aos alunos Aghata Fernanda Dos Reis Raimundo, Aisha Tayane Tomaz Dos Santos, Ana Beatriz Oliveira Perim, Ana Clecia Alves Dos Santos, Ana Maria Brito Lopes Da Silva, Andressa Angel De Souza, Andrey Gustavo Alves Dos Santos, Bruna Ramos, Bruno Luiz Da Silva, Carolina Santos Souza, Daniel Henrique Altarugio, Debora Da Silva Prospero, Eduardo De Lima, Emilly Elidaria Oliveira Da Silva, Gabriel Alexandre Nocetti Lima, Gabriel De Barros Dos Santos, Gabriel Fontenele Carvalho, Gabriel Silva Ramos, Giulia Fernanda Fagionato, Graziela Vicente Salvanini, Guilherme Lucas Dantas Soares, Jennifer Camila Claudino, Karolyne Giacomelli Grer, Kayky Meneses Andrade, Lais De Sousa Pereira, Larissa Aquino De Sales, Lavinia Zelina Lima Alves, Leonardo Cabral Christofoletti, Lovana Aquino De Sales, Maisa Vitoria De Andrade Silva, Maraisa Grer Franco, Maria Eduarda Brambila Nascimento, Maria Eduarda Conceicao Eugenio, Mariana Carolaine De Souza, Matheus Pereira Da Silva, Nicole Rolim, Polianna Joos Pedrassi, Raissa Alves Arcanjo, Rayene Soares Sarvas, Rebeca Cavalcante Ferreira, Ricardo Carvalho Silva, Sabrina Cristiane Anselmo Da Rosa, Sarah Fernanda De Souza Costa, Sarah Fernandes Braga, Thamiris Barros Da Silva, Valquer Yuri Alves, Victor Waldyr Noronha Moraes, Vitor Gabriel De Moraes Pedrassi, Vivian Bronze Aguiar, Whandebeghe Galdino De Lira, William Gabriel Goncalves Filho, Yasmin Cachenco Villa De Camargo,

O parlamentar também pede, na propositura, a entrega de cópias do Voto de Congratulações para a diretora Giane Silva Escobar, para as professoras Érica Aparecida de Fátima dos Santos, Thaís Cairo Santana e Mirian da Cunha Mell e para Marcelo Fernandes.

Legislativo André Bandeira

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas