EM PIRACICABA (SP) 13 DE DEZEMBRO DE 2019

Alunos serão homenageados por conquista em feira de ciências

Vereador André Bandeira vai entregar a moção de aplausos 234/2019




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André Bandeira é autor do reconhecimento

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Os alunos da E.E Monsenhor Jeronymo Gallo, André Joaquim Prates, Leandro Romeiro de Carvalho, Maurício Moreira dos Santos Junior, sob a coordenação do professor Márcio Bortoletto Fessel, serão homenageados pelo vereador André Bandeira (PSDB), por conquistarem o 1º lugar na categoria Master (ensino médio), em Ciências da Natureza, na 6ª edição da Feceesp (Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo). A propositura 234/2019 foi aprovada na noite desta quinta-feira (12), na 75ª reunião ordinária.

Os homenageados desenvolveram um projeto com o objetivo de auxiliar os alunos com deficiência visual na área da Pedagogia, melhorando a comunicação entre aluno e professor, melhorando sua inclusão e habilidades.

O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro e participaram professores e estudantes matriculados do 6º ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio. Foram várias etapas classificatórias realizadas pelas 91 diretorias de ensino até chegar à etapa estadual, culminando nos 40 melhores trabalhos.

A Fecees é uma ação pedagógica, desenvolvida pela SEESP (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo) com objetivo de estimular e promover a formação de estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza e Humanas, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica.

O projeto desenvolvido pelos alunos da E.E. Monsenhor Jeronymo Gallo consiste em um aparelho de baixo custo que converte a escrita braille da máquina braille para a linguagem alfabética padrão, “permitindo, desta forma, aos docentes que não possuem amplo conhecimento nesta linguagem, estabelecer maior interação com os alunos com deficiência visual de forma a intervir e orientá-lo em seu processo educacional”, destacou Bandeira.

“Nas unidades escolares é difícil encontrar professores que receberam algum auxílio em sua formação para lidar com alunos deficientes visuais ou que saibam a língua braille. Dentro das salas de aulas isso faz grande diferença, pois pelo fato dos professores não terem esse conhecimento acaba causando uma grande separação entre aluno e professor, principalmente quando se trata da escrita”, reforçou o parlamentar.

Tais lacunas, como cita Bandeira, podem ser sanadas com algumas tecnologias de apoio, no entanto, estas tecnologias apresentam alto custo, impossibilitando nesta situação a aquisição pela maioria das famílias que possuem pessoas com deficiência visual em idade escolar.

“Este projeto visou a minimizar estes custos na obtenção de um equipamento de escrita Braille com as mesmas funções de uma máquina de alto custo que permita as interações citadas”, disse Bandeira.

Legislativo André Bandeira

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

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