EM PIRACICABA (SP) 02 DE AGOSTO DE 2019

Anúncio de instalação do Baep é vitória do município, diz presidente

Câmara fez parte da articulação para a instalação do Baep em Piracicaba e foi um dos pontos de coleta do abaixo-assinado em favor da unidade de policiamento.




Toque na imagem para aumentar

Gilmar Rotta, Pedro Kawai e Longatto na entrega do abaixo-assinado ao prefeito Barjas Negri

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O anúncio da instalação de uma unidade do Baep (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) em Piracicaba "é uma vitória do município", destacou o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB). A vinda do grupamento para a cidade foi confirmada nesta sexta-feira (2) pelo prefeito Barjas Negri (PSDB).

A Câmara de Vereadores de Piracicaba fez parte da articulação para a instalação do Baep e foi um dos pontos de coleta do abaixo-assinado em favor da unidade de policiamento. "Foram mais de 20 mil assinaturas às quais a Câmara, utilizando de suas ferramentas de divulgação, ajudou a somar. O Poder Público e a sociedade atuaram e colherão os frutos", salientou.

"Estamos muito satisfeitos com a notícia, com a certeza de que a Câmara cumpriu seu papel de trazer uma demanda da sociedade para dentro da Casa e fortalecer o pedido ao governador", acrescentou Gilmar Rotta, em referência à moção de apelo 17/2019, elaborada por ele, Pedro Kawai (PSDB) e José Longatto (PSDB) que, aprovada pelos vereadores em fevereiro, foi enviada ao chefe do Executivo estadual.

Para o presidente da Câmara, o Baep terá papel de destaque numa rede já bem estruturada, que conta, por exemplo, com o CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) e o helicóptero Águia, da Polícia Militar. "A segurança pública é uma área que requer investimentos e este batalhão é importante para, junto com as demais forças de segurança da cidade, ampliar as iniciativas em proteção ao cidadão."

Durante a campanha, a TV Câmara exibiu reportagens especiais sobre o assunto, enquanto vereadores coletaram adesões ao abaixo-assinado em seus gabinetes e nas ruas. Laercio Trevisan Jr. (PL) entregou ofício solicitando o batalhão ao secretário estadual de Segurança Pública, João Pires de Campos, e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), que tratou com ele do assunto.

Liderada pela Prefeitura, a mobilização para a instalação do Baep na cidade teve como parceiros, além da Câmara, a Gazeta de Piracicaba, o Jornal de Piracicaba, a Diocese de Piracicaba, a Igreja do Evangelho Quadrangular, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), sindicatos e organismos da sociedade civil.

Municípios da região, como São Pedro, Santa Maria da Serra, Saltinho e Mombuca, também estiveram envolvidos na campanha, que teve o deputado estadual Roberto Morais (PPS) como um dos articuladores.

João Doria havia firmado o compromisso de trazer o Baep a Piracicaba durante a campanha eleitoral de 2018. O plano do governo paulista é ter 17 unidades no Estado (hoje são nove). Criados para combater o crime de maneira mais ostensiva, os batalhões atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque.

Para a implantação de um Baep, o efetivo passa por treinamento que aborda disciplinas específicas da Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), dos Batalhões de Policiamento de Choque, do COE (Comando de Operações Especiais) e do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

"Todos os policiais que vão atuar no Baep passarão por treinamento no Policiamento de Choque com o padrão Rota, para patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociações com reféns, busca e apreensão de artefatos explosivos, patrulhas em locais de risco, ações táticas especiais, controle de multidões e policiamento em manifestações", declarou João Doria, em fevereiro, quando da assinatura do decreto de criação dos primeiros Baeps de sua gestão.

"Teremos, em pouco tempo, 268 novos policiais para Piracicaba e região. O Baep saiu porque a sociedade se mobilizou", disse Barjas Negri, em vídeo divulgado nesta sexta-feira. Ele agradeceu a todos os segmentos que se envolveram na articulação. "Isso deu resultado. Segurança é nossa principal prioridade neste ano", completou o prefeito, que estima que a unidade será implantada até dezembro, inicialmente em prédio alugado.

Segurança Gilmar Rotta

Texto:  Comunicação
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas