EM PIRACICABA (SP) 24 DE FEVEREIRO DE 2021

Ao presidente, Ipedd posiciona-se pelo fortalecimento da democracia

Documento aponta ‘incompreensão injustificável’ do que propunha requerimento rejeitado em plenário




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Representantes do Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia (IPEDD) (Ipedd) apresentaram hoje(24) ao presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (CID), um documento em que tratam da importância da realização de uma audiência que visava a discussão de políticas públicas relacionadas às mulheres.

Por 12 votos a 10, o requerimento 174/2021 foi rejeitado na 5ª reunião ordinária e propunha a discussão no âmbito da Procuradoria Especial da Mulher. “Ainda que alguns vereadores contrários à realização da audiência tenham se manifestado em plenário a justificativa de seus votos, muitas instituições da cidade, entre elas o Ipedd, observam na atitude uma incompreensão injustificável sobre situações de preconceito e silenciamento vividas pelas mulheres em muitos espaços, sema no mercado de trabalho, na educação, no acesso a serviços públicos e inclusive nas possibilidades de participação política”, pontua o documento.

Ely Eser Barreto Cesar, coordenador do Instituto e Ana Durvalna Bomtorim, vice-coordenadora e responsável pela causa da mulher pontuaram que o objetivo da manifestação é a defesa da democracia e da manutenção de espaços de debates ara temas tão relevantes quanto o proposto. “A realização deste evento permitiria ás cidadãs de nossa cidadã de ver debatidos os temas que interessam ao seu cotidiano, de modo a que o Poder Legislativo possa cumprir plenamente sua missão de fiscalização do poder público e oferecer diretrizes par ao seu trabalho”, destacaram. O professor Paulo Roberto Botão, membro do Instituto também participou do encontro.

O presidente Gilmar Rotta explicou que, regimentalmente, há alguns impeditivos para apresentação de propositura (requerimento) no mesmo teor num espaço de tempo, mas detalhou todas as ferramentas disponíveis na Câmara, no âmbito de cada mandato, para que os debates sejam garantidos. “A oposição de cada vereador deve ser respeitada mesmo que discordemos delas e é muito importante que o diálogo seja sempre mantido entre os pares para o avanço da atuação de cada parlamentar e as causas que defende”, explicou.

Gilmar Rotta sugeriu ainda que tanto o Ipedd, como qualquer entidade ou cidadão, encaminhe a Escola do Legislativo sugestões para cursos e outras atividades no sentido de ocupar os espaços democráticos. “A Câmara, de forma institucional, através de seus programas e projetos, busca a ampliação da participação popular. E vai continuar atuando desta forma. Respeitando os vereadores e suas posições e a sociedade e suas demandas”, finalizou.

Câmara

Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas