EM PIRACICABA (SP) 05 DE MARÇO DE 2020

Apicultor receberá Voto de Congratulações de Paulo Campos

Aprovação de requerimento ocorreu na noite desta quinta-feira (5), na 9ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Homenagem será entregue a Nelson Marques da Silva

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Nelson Marques da Silva, de 88 anos, será homenageado pelo vereador Paulo Campos (PSD) pelos 61 anos de atividades na área de apicultura em Piracicaba. O requerimento 188/2020, que propõe a entrega de Voto de Congratulações ao apicultor, foi aprovado nesta quinta-feira (5), na 9ª reunião ordinária.

Filho mais velho de Manoel Marques da Silva e de Zulmira Barbosa, Nelson nasceu em 11 de agosto de 1931 e teve nove irmãos: Leonor, Davi, Geni, Geraldo, Diva, Madalena, Darci, Eulide e Ester.

O homenageado trabalhou no campo com os pais desde os 8 anos, período no qual iniciou seus estudos, em uma escola localizada a 15 quilômetros de sua residência, onde permaneceu até o quarto ano letivo.

“Nelson enfrentou muitas barreiras, até a fome, para conseguir estudar. Após um período muito pequeno de aprendizado escolar e com muitas dificuldades, conseguiu concluir o ginásio”, disse Paulo Campos.

Ele casou-se com Irene Marques da Silva, com quem teve quatro filhos: Ivone Marques da Silva, Valtair Marques da Silva, Dalete Marques da Silva e Nelson Marques da Silva Júnior, o caçula.

Em 1952, após realizar trabalhos em empresas e autônomos, trabalhou com o professor da Esalq/USP, doutor Warwick Estevam Kerr, um dos maiores apicultores do Brasil, responsável pela introdução das abelhas africanas no país. Com Kerr, Nelson trabalhou, dos anos 1952 a 1954, com plantas ornamentais. Em 1958 formou-se em apicultura e abriu seu primeiro apiário, com o nome “Apiário Silva”.

De acordo com o vereador, a influência de Nelson no meio da apicultura possibilitou que ele fosse convidado para congressos de vários estados. Em Piracicaba, participou de congresso de apicultura da USP, em 1974, ocasião na qual expôs algumas colmeias de seu apiário e todos os participantes do congresso obtiveram a oportunidade de manusear as colmeias de abelhas italianas puras.

Em reconhecimento a seu trabalho na área, Nelson conquistou certificado de honra ao mérito pelos serviços prestado em prol da apicultura no Brasil, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“O amor e a dedicação de Nelson pela área fez com que ele formasse muitos apicultores, visto que alunos da Esalq e profissionais de outros Estados o procuravam para que ele repassasse seus ensinamentos e conhecimentos sobre o assunto”, comentou Paulo Campos.

Hoje, Nelson ainda produz geleia real e abelhas italianas puras. O filho caçula, Nelson Marques da Silva Júnior, atua na produção de produtos apícolas naturais como o mel, própolis, pólen, geleia real e derivados, em uma pequena loja no Centro de Piracicaba.

Legislativo Paulo Campos

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas