EM PIRACICABA (SP) 26 DE AGOSTO DE 2019

Após iniciativa de André Bandeira, praça recebe denominação no Centro

Praça Geraldo Pilon fica na rua XV de Novembro, entre a rua Boa Morte e Catedral




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


A praça localizada entre as ruas XV de Novembro e Boa Morte, atrás da Catedral de Santo Antônio, no Centro, recebeu denominação de Praça Geraldo Pilon. A propositura que deu o novo nome faz parte do projeto de lei 11/2019 de autoria do parlamentar. O evento aconteceu nesta somingo (25).

Geraldo Pilon nasceu em Bariri, em São Paulo, em 8 de setembro de 1930. Era filho de Luiz Pilon e Inêz Catharina Ottenio e residiu na cidade de Itapuí (SP), onde os pais trabalharam na roça.

Estudou até a 4ª série do ensino fundamental e, aos 18 anos, começou a trabalhar, levando madeira do Paraná para Itapuí.

Pensando em construir a vida trabalhando por conta própria, em 1969, Geraldo Pilon veio com sua família para Piracicaba, onde começou vendendo bilhete de loteria federal.

Em 1971, adquiriu uma banca pequena, que existia atrás da Catedral. Na época, não havia iluminação no local e graças a ele, que lutou por melhorias, Piracicaba teve sua primeira banca iluminada.

A partir de então, Geraldo trabalhou das 6h até às 21h e, após a remodelação da área, passou a trabalhar na banca que existe atualmente na praça, localizada atrás da Catedral.

“Infelizmente faleceu em dezembro de 2018, deixando muitas saudades em todos que tiveram o prazer de conhece-lo”, mencionou André.

Pilon foi casado com Deolinda Fantinelli Pilon, com quem teve três filhos: Eldis, Geraldo Donizete e José Carlos.

Câmara André Bandeira

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas