EM PIRACICABA (SP) 08 DE NOVEMBRO DE 2019

Aprovado em 1ª discussão PL que obriga alinhamento e retirada de cabos

Proposta torna obrigatórios o alinhamento e a retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes fixados em postes de energia elétrica que não tenham mais utilidade.




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei de Marcos Abdala foi aprovado em primeira discussão nesta quinta-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, em primeira discussão, na reunião ordinária desta quinta-feira (7), o projeto de lei 323/2018, que obriga empresas e concessionárias que operam com cabeamento aéreo no município a realizar o alinhamento e a retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes fixados em postes de energia elétrica que não tenham mais utilidade ou estejam em mau estado de conservação.

Caso a regra seja aprovada em segundo turno pela Câmara e sancionada pelo Executivo, a quem depois caberá regulamentá-la, o não cumprimento da norma acarretará ao infrator multa de R$ 1 mil por ocorrência. A proposta é de autoria do vereador Marcos Abdala (REP), que ressalta que "o Poder Público necessita de instrumento legal que o legitime a fiscalizar, ainda que por amostragem, a situação dos cabos e exigir a sua retirada quando em más condições, pendentes da rede aérea".

"Piracicaba conta hoje com imensa quantidade de cabos aéreos, instalados em postes por toda a cidade. Trata-se de uma modelo arquitetônico que terá de ser revisado, mas que atualmente não possui solução próxima", afirma o parlamentar, que observa que "são comuns as notícias de cabos ainda energizados pendentes da rede aérea".

Abdala lembra, ainda, que, uma vez que "o Poder Público somente permite a instalação dos postes, sem qualquer restrição de instalação de cabos, seja em quantidade ou em razão de seu tipo, não há qualquer forma de se saber qual a condição de manutenção de um cabo e mesmo a sua origem, a quem pertence ou a que título permanece instalado nos postes, visto que muitas vezes se trata de cabo instalado por autorização do concessionário titular do poste".

"Por isso", diz o vereador, "a propositura vem corrigir uma grave distorção que vem tomando conta das ruas de Piracicaba e de inúmeras outras cidades: o abandono de cabos e fios baixos soltos em postes, após as empresas de energia, telefonia, TV a cabo e internet, dentre outras, realizarem reparos, trocas e substituições".

Legislativo Marcos Abdala

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas