EM PIRACICABA (SP) 14 DE NOVEMBRO DE 2019

Aprovado PL que permite a mulher e idoso descer fora do ponto após 21h

Mulheres e idosos poderão, das 21h às 5h, definir o local de desembarque do ônibus, dentro do itinerário previsto, que lhes proporcione a melhor sensação de segurança.




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei foi aprovado em segunda discussão nesta quinta-feira, na 67ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O projeto de lei 164/2019, que garante o desembarque seguro de idosos e mulheres que utilizam o transporte público, a partir das 21h até o ultimo horário de circulação dos ônibus, foi aprovado em segunda discussão na noite desta quinta-feira (14), durante a 67ª reunião ordinária. A propositura é de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB) e do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).

De acordo com os parlamentares, a lei tem como objetivo reduzir, principalmente, a vulnerabilidade de mulheres e idosos que usam o transporte público e que desembarcam dos veículos durante a noite no ponto convencional.

"Há inúmeros relatos de mulheres e idosos sobre agressões sofridas no trajeto entre a residência e o ponto do ônibus. Pessoas de má índole aproveitam-se da falta de iluminação e da certeza do desembarque naquele local para cometerem crimes, tendo como alvo especialmente os segmentos mais vulneráveis e fragilizados", ressaltam.

Nancy Thame e Capitão Gomes destacam que a lei municipal 7.763/2013 já garante o desembarque seguro a todos os passageiros, das 22h ao término da circulação dos veículos, enquanto a lei 8.142/2014 assegura às pessoas com deficiência física ou visual o direito de solicitar o embarque e o desembarque dos ônibus entre os pontos de paradas oficiais, desde que respeitado o itinerário original da linha.

Assim, o projeto de lei voltado à ampliação da garantia de desembarque seguro para mulheres e idosos (já em vigor em cidades como São Paulo e Americana) busca estabelecer a prerrogativa de desembarcar fora do ponto, podendo mulheres e idosos, das 21h às 5h, definirem o local, dentro do itinerário previsto, que lhes proporcione a melhor sensação de segurança.

Legislativo Carlos Gomes da Silva Nancy Thame

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas