EM PIRACICABA (SP) 24 DE AGOSTO DE 2019

Associação dos Metalúrgicos Aposentados é homenageada por Lair Braga

Vereador entregou voto de congratulações neste sábado, no salão nobre.




Toque na imagem para aumentar

Lair Braga entregou voto de congratulações neste sábado, no salão nobre

Crédito: Leandro Trajano


Um público de cerca de 60 pessoas acompanhou, na manhã deste sábado (24), a homenagem prestada pela Câmara aos 34 anos de fundação da Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Piracicaba. Autor do requerimento 525/2019, o vereador Lair Braga (SD) entregou voto de congratulações ao presidente da entidade, Juraci Góes, o Magal, em cerimônia no salão nobre.

O parlamentar destacou que a associação, que há três anos passou a abranger aposentados de outras categorias, "merece respeito e reconhecimento". "São trabalhadores que, hoje aposentados, estiveram no chão de fábrica, produzindo nas indústrias. É justo homenagear essas pessoas que levantaram o setor metalúrgico, hoje referência em progresso, desenvolvimento e geração de empregos", disse Lair Braga.

Secretário municipal do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, que também é vice-presidente da associação, reverenciou os cerca de 2 mil filiados por "contribuírem para o crescimento e o desenvolvimento de Piracicaba". O Brasil é um país que está envelhecendo, e a associação tem cumprido um papel fantástico, uma das únicas no Estado a oferecer tantos benefícios", comentou José Luiz.

Fundada em 12 de julho de 1985, a Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Piracicaba realizou sua primeira assembleia cinco dias depois. Na ocasião, reuniram-se 160 metalúrgicos aposentados da cidade para a eleição da primeira diretoria da entidade, que, atualmente, tem sede localizada na praça Antonio de Pádua Dutra, 1.031, no Centro.

"Eu acompanhei desde o início a formação dessa associação e ajudei a montar o estatuto dela, que tem lutas históricas, como a reposição salarial dos aposentados e a defesa da dignidade dessas pessoas. Sei de todas as dificuldades que tivemos e pelas quais lutamos", completou José Luiz, ao lembrar que os 34 anos da entidade completados em 2019 coincidem com os 71 do Sindicato dos Metalúrgicos local.

A gama de benefícios ––que incluem convênios odontológico e médico (com clínico geral, geriatra e cardiologista), assistência jurídica (com advogados das áreas cível, trabalhista e previdenciária) e tratamentos de fisioterapia e acupuntura–– e a promoção de atividades como excursões, bailes e bingo mensal beneficente foram destacadas por José Luiz, Lair Braga e Magal. "É uma associação que pensa no bem-estar dos aposentados e pensionistas", sintetizou o secretário municipal.

"Isso só foi possível por meio de luta. É uma entidade forte, respeitada e que está progredindo muito. Magal tem dado exemplo de firmeza e administração e, com a simbólica contribuição de cada um, faz uma gestão maravilhosa à frente da associação", declarou o vereador, que também enalteceu os trabalhadores aposentados e pensionistas. "Vocês são muito importantes. Quando seus filhos e netos olham para vocês, olham com orgulho."

"A associação tem o dever de proporcionar esses benefícios ao associado", acrescentou Magal, que elogiou Lair Braga pelo empenho de, em seu mandato na Câmara, buscar a revitalização da praça José Bonifácio, tema do fórum permanente que o vereador preside no Legislativo piracicabano. "Agradecemos a parceira conosco e os trabalhos que vem fazendo."

Fé Juncal, presidente das Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, prestigiou o ato de entrega da homenagem e exaltou o trabalho de Magal na entidade piracicabana.

Lair Braga Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas