EM PIRACICABA (SP) 05 DE JANEIRO DE 2022

Atendimentos por Covid e gripe mais que dobram, constata vereador

Josef Borges avaliou número de pacientes com síndrome gripal atendidos entre o dia 31 de dezembro até o dia 3 de janeiro nas UPAS




Toque na imagem para aumentar

Josef Borges recupera-se da Covid e acompanhou o aumento da procura por atendimento médico nas unidades de saúde do município, por meio dos dados da Secretaria Municipal de Saúde

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A procura de pacientes com síndrome gripal e suspeita de Covid-19 em todas as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Piracicaba cresceu 102,8% entre o dia 31 de dezembro de 2021 e o dia 3 de janeiro de 2022. Para o vereador Josef Borges (Solidariedade), líder do governo na Câmara, os dados corroboram a decisão do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Saúde, Filemon Silvano, de ampliar os locais para atendimento de pacientes na cidade, a partir desta quinta-feira (6).

No dia 31 de dezembro do ano passado, as quatro unidades receberam 1.387 pacientes com síndrome gripal e, no último dia 3 de janeiro, o volume de pessoas aumentou para 2.813 nessas UPAS. No dia 4 de janeiro, o total de atendimentos foi de 2.602 (87% superior ao registrado no dia 31). Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Nesse período, a cidade registrou 397 novos casos confirmados de Covid-19 (um homem de 58 anos morreu) e a ocupação dos leitos hospitalares de enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) estava em 80% e de UTI, em 20%.   

“Esse crescimento da demanda justifica a iniciativa de ampliar o atendimento para reduzir as filas nas UPAS e garantir agilidade no acesso à avaliação médica e início do tratamento, evitando complicações dessas doenças”, avaliou o vereador que se recupera da Covid-19.

Josef Borges contraiu a doença na semana do dia 27 de dezembro e teve sintomas leves, como dor de garganta e congestão nasal. Ele foi atendido na Unidade de Saúde da Família de Artemis (USF), onde também fez o teste que resultou em positivo para Covid no último dia 3. Ele segue em isolamento residencial.

No posto de saúde conferiu o aumento da procura por atendimento, que elevou o tempo de espera da consulta com os médicos. “Eu fui bem atendido por toda a equipe da unidade, esperei bastante porque haviam muitas pessoas com sintomas de gripe e Covid. Nesse momento é preciso ter paciência e não promover o sensacionalismo de algo que está acontecendo no mundo inteiro. É preciso união, conscientização e buscar soluções para que as pessoas sejam bem atendidas”, disse.

Nessa quinta (6), além das quatro UPAs da cidade – Piracicamirim, Vila Sônia, Vila Cristina e Vila Rezende, que atendem 24 horas, os Crabs Vila Rezende, Piracicamirim, Mario Dedini, Vila Cristina e Cecap atenderão das 9h às 19h e a UBS Centro funcionará das 16h às 20h para atender pessoas com síndrome gripal.

UTILIDADE PÚBLICA

NOVOS LOCAIS DE ATENDIMENTO SÍNDROME GRIPAL:

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

CRAB Vila Rezende - Rua Santo Estevão, 394

CRAB Piracicamirim - Rua Gonçalves Dias, 1070

CRAB Mario Dedini - Av. Luis Ralph Benatti, 1400

CRAB Vila Cristina - Av. Raposo Tavares, 1851

 

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

CRAB Cecap - Av. Gustavo Adolfo Franco Bueno, s/nº

 

De segunda a sexta-feira, das 16h às 20h

UBS Centro - Avenida França, 227 – Cidade Jardim

Vereadores Saúde Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas