EM PIRACICABA (SP) 10 DE OUTUBRO DE 2019

Atleta é homenageada pela conquista do hexa nos jogos Pan-Americanos

Pais de Mariana Costa receberam em nome da filha, a moção de aplausos de autoria do vereador André Bandeira, na manhã desta quinta-feira (10).




Toque na imagem para aumentar

Vereador André Bandeira

Crédito: Sidney Jr


A atleta da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, Mariana Costa, conquistou o sexto ouro seguido dos Jogos Pan-Americanos. Na manhã desta quinta-feira (10), a jovem de 26 anos foi homenageada pelo vereador André Bandeira (PSDB), por levar o nome de Piracicaba para fora do país. A moção de aplausos 137/2019 foi recebida por seus pais, Eliana Costa e Adriano Antônio Costa, que vieram em nome da atleta. Atualmente, ela reside em Bistrita (Romênia), onde joga no time de handebol Clubul Sportiv Gloria 2018. 

Com orgulho, os pais se emocionaram ao contar o quanto foram sempre ativos na vida de Mariana, que iniciou a modalidae aos 10 anos no PDB (Projeto Desporto de Base), desenvolvido pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades), onde se apaixonou pelo esporte e iniciou na categoria infantil até chegar à equipe adulta.

“É importante os pais serem presentes na vida dos filhos. Isso construiu o que ela é hoje”, disse Adriano Costa.

Ponta direita da seleção, começou a se interessar pelo Handebol em evento no Colégio Dom Bosco, onde cursou do 5º ano até a conclusão do ensino médio. Aos 12, Mariana já sonhava em ser jogadora profissional. Disputou campeonatos por Piracicaba e sempre foi coroada com boas colocações.

Ao final de 2012, foi convidada para atuar em um colégio na Dinamarca, onde deu a ela a oportunidade de jogar na 1ª divisão da liga. Em 2013, aos 21 anos, foi convocada para fazer parte do elenco do Brasil para disputar o Mundial de Handebol Feminino, momento em que o Brasil conquistou o título inédito, sendo na época uma das mais jovens da equipe.

Eliana contou que, em dezembro, irá à Romênia acompanhar a filha. Ela também disse que esteve com Mariana em todos os países que ela jogou. “Tenho muito orgulho do que ela se tornou. Ela é o tipo de pessoa que se empenha, sempre fazendo o que gosta”, relatou.

O vereador André Bandeira parabenizou a atleta e os pais. “Ela é uma referência para os nossos jovens dentro do PDB. Desejo que ela continue trazendo títulos para Piracicaba e sendo esse maravilhoso exemplo”, disse ele. O parlamentar também comentou sobre a diferença que o esporte pode fazer na vida de alguém, trazendo vigor e disciplina.

As atletas brasileiras venceram as argentinas, por 30 a 21, na Seleção Brasileira de Handebol Feminino. Além de conquistar o hexacampeonato no handebol, asseguraram também a presença de Mariana nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. 

André Bandeira Homenagem

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas