EM PIRACICABA (SP) 16 DE AGOSTO DE 2019

Avistar inaugura Jardim Sensorial e promove inclusão

Objetivo do projeto é estimular sentidos dos deficientes visuais da entidade




Toque na imagem para aumentar

No final da inauguração, visitantes tiveram a oportunidade de experimentar o jardim

Crédito: Leandro Trajano

“É um sonho de muito tempo. Esse local é extremamente inclusivo e muito mais para ser sentido do que para ser visto”. É assim que a presidente da Avistar (Associação de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba), Maria José Belloni Felipe, definiu a idealização do Jardim Sensorial, inaugurado na manhã desta sexta-feira (16).

O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta (MDB), e o vereador André Bandeira (PSDB), participaram da solenidade.

O evento contou com o prefeito Barjas Negri (PSDB), a secretária da Smads (Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) Eliete Nunes, do secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, e da secretária de Educação, Ângela Corrêa.

De acordo com o vice-presidente da Avistar, Fábio Sant’Anna, o sonho para a construção do jardim veio de encontro com a iniciativa da empresa Jardim e Cia, representada por Fernando Sturion Codo e da designer da FM Designers, Fernanda Mendes. “Eu já estava com a ideia e com alguns parceiros que achava que poderiam nos ajudar. Em meio às reuniões com empresários, mostrei a ideia do jardim e rapidamente foi abraçada”, contou.

Fazer os sentidos serem aflorados e treinados pelos alunos é o pontapé inicial desse jardim, segundo o professor da unidade Eduardo Azzini. “Com o auxílio do jardim iremos retornar os alunos ao lugar de direito dentro da sociedade”, reforçou.

Ao parabenizar a Avistar pelo novo projeto, Rotta mencionou a iniciativa do Legislativo com o projeto Câmara Inclusiva. De acordo com o parlamentar, o Jardim Sensorial também é uma forma de inclusão “A sensibilidade de quem auxiliou na elaboração do projeto é de extrema importância para que possamos manter inclusas todas as pessoas”, destacou.

O prefeito Barjas Negri, por sua vez, reforçou que é crucial que as pessoas se mobilizem para realizar ações como esta, já que o setor público nem sempre pode realizar tudo. “Isso é importante para que as pessoas com deficiência possam ter momento de lazer, de recreação e melhorar as suas capacidades de mobilidade”, disse.

AVISTAR - Com o desenvolvimento em parceria com a Smads, a Avistar executa atividades em prol da autonomia e da melhoria na qualidade de vida de deficientes visuais. Com o objetivo de garantir a integração sócio-educativa-cultural, inserção profissional, a entidade realiza projetos e ações com os deficientes visuais e suas famílias.

Cidadania André Bandeira Gilmar Rotta

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas