EM PIRACICABA (SP) 12 DE MARÇO DE 2020

Bandeira conhece projeto de equoterapia no Rancho dos Ipês

Vereador acompanhou o projeto nesta quarta-feira (11)




Toque na imagem para aumentar

Vereador foi acompanhado do proprietário Carlos Eduardo Coimbra

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador André Bandeira (PSDB) visitou, nesta quarta-feira (11), as instalações da equoterapia Rancho dos Ipês, no Parque Santa Cecília. O parlamentar foi acompanhado do proprietário Carlos Eduardo Coimbra.

Em conversa, Coimbra contou como era o processo de reabilitação dos atendidos. "Na prática, ela estimula a mente e o corpo, por meio do andar do cavalo, que faz movimentos tridimensionais ou em três eixos: para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás. Esses estímulos ritmados provocam uma série de reações no corpo do cavaleiro. O paciente é levado a contrair e relaxar as pernas e o tronco, melhorando suas percepções, funções motoras e, principalmente, o equilíbrio", contou. 

Ainda de acordo com Coimbra "é uma sensação de voltar a andar. Quanto mais estimulados os atendidos são com a atividade, maior será sua qualidade de vida”. 

Ele reforçou que, voltada ao desenvolvimento das pessoas com deficiência, a atividade deve ser exercida por uma equipe de diversos profissionais, englobando psicólogos, fisioterapeutas, além dos profissionais de veterinária e equitação. Além disso, profissionais como fonoaudiólogos, pedagogos, professores de educação física e terapeutas ocupacionais também pode fazer parte da equipe, desde que tenham alguma formação na área de equoterapia.

Atualmente, o Centro de Equitação Rancho do Ipês atende 25 pessoas na atividade de equoterapia e possui capacidade de atendimento para 50 pessoas, além de aulas de equitação.

Regulamentada pela lei federal 13.8302019 e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a equoterapia para pessoas com deficiência por meio da equitação passa a ser incluída como procedimento de cobertura obrigatória nos planos de saúde.

Bandeira lembrou que "os planos de saúde são obrigados a realizar a cobertura do tratamento, sendo abusiva a negativa do mesmo".

"Pode-se dizer que esta é uma grande conquista aos pacientes com deficiência. Imagine uma pessoa com deficiência física, ela não consegue andar, tem os movimentos limitados e pouca interação social. Agora tente visualizar essa mesma pessoa saindo da cadeira de rodas direto para um cavalo e andando livremente por um campo: o que ela deve estar sentindo? Liberdade e independência!", afirmou o vereador.

O parlamentar destacou, ainda, a retomada do projeto de equoterapia a pessoas com deficiência, que voltou a ser oferecido para pacientes atendidos pelo SUS. “Este serviço era oferecido na Esalq/USP, mas, por algumas dificuldades, deixou de ser oferecido e passou a ser disponível de forma particular ou coberto pelos convênios. Não existia parceria com o poder público”, informou.

O vereador articulou junto ao secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, a retomada do serviço na rede pública municipal. “Quem ganha não sou eu, mas a população de Piracicaba. São as nossas crianças, os nossos jovens e os nossos adultos, que necessitam de um serviço como esse”, enfatizou.

Bandeira salientou que, muito breve, será necessário ampliar as vagas da equoterapia. “Cumprimento o secretário, mas já aviso que precisará ser ampliado, porque as vagas são poucas, mas, lógico, é muito melhor do que nada”, disse. “É um serviço de excelência atendendo a essa demanda, proporcionando qualidade de vida e desenvolvimento”, concluiu.

Saúde André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas