EM PIRACICABA (SP) 19 DE OUTUBRO DE 2021

Câmara alerta para fake news sobre cursos gratuitos

Imagem da fachada do Edifício Prudente Moraes é utilizada indevidamente em anúncio




Toque na imagem para aumentar



A Câmara Municipal de Piracicaba informa que circula nas redes sociais uma notícia sobre oferecimento de cursos, com a utilização indevida e sem autorização de uma foto da fachada do Edifício Prudente de Moraes. Um boletim de ocorrência foi registrado na tarde desta terça-feira (19).

No anúncio patrocinado no Facebook, a empresa utiliza uma fotografia da fachada do prédio principal da Câmara, localizado na rua Alferes José Caetano, 834, Centro. No mesmo material há uma arte com a frase “Cursos Gratuitos em Piracicaba-SP - *exceto suporte”.

A imagem publicada é de autoria de um dos repórteres fotográficos do Departamento de Comunicação Social e nela consta a informação “imagem ilustrativa para representar a cidade”, sem mencionar o crédito do autor da imagem e tão menos possuir a autorização da Casa de Leis ou de seu autor, o que viola a lei 9.610/1998, que regula os direitos autorais de obras intelectuais em todo o território nacional.

A Câmara recebeu a informação por meio de cidadãos, que, ao suspeitarem do teor da propaganda remeteram prints do anúncio ao gabinete do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania). O Departamento Jurídico e de Transparência foi acionado na sequência, para tomar as medidas cabíveis. Às 14h45 desta terça foi registrado o boletim de ocorrência 1.7846/2021.

Como forma de alertar a população sobre o assunto, a Câmara emitiu ainda um alerta em suas redes sociais, no Facebook e Instagram. Na nota, a Casa reforça ainda não ter nenhuma ligação com a empresa que organiza os cursos.

A Câmara reforça que os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon são 100% gratuitos, desenvolvidos após aprovação de conselho consultivo e graças à atuação de um corpo docente voluntário, por meio de termos de cooperação técnica com entidades. Em caso de dúvida, o cidadão pode consultar a programação no site oficial www.escola.camarapiracicaba.sp.gov.br, no Facebook @camarapiracicaba e no Instagram @escoladolegislativopira

Legislativo André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas