EM PIRACICABA (SP) 26 DE MARÇO DE 2021

Câmara aprova criação de 56 cargos na Saúde

Projeto votado nesta quinta-feira (25) é para reposição de vagas




Toque na imagem para aumentar

Medida não acarreta em novas despesas ao erário municipal

Crédito: Sidney Jr


A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou nesta quinta-feira (25), na 4ª reunião extraordinária, a criação de 56 cargos sob o regime estatutário para a Saúde. Eles estão previstos no projeto de lei 52/2021, de autoria do Executivo, votado em primeira e segunda discussões.

Os cargos criados poderão apenas ser ocupados por meio de realização de concurso de provas ou de títulos, se configuram como reposição de vagas e somente poderão ser ocupados por novos servidores públicos municipais quando os empregos sob regime CLT forem extintos.

O PL 52/2021 trata da criação dos cargos para médicos: 2 de atendimento domiciliar, 3 auditores, 1 cardiologista, 1 clínico geral, 3 endocrinologistas, 9 de PSF, 4 ginecologistas, 2 neurocirurgiões, 1 patologista clínico, 3 plantonistas de ortopedia e 1 plantonista pediatra, além de 4 agentes de zoonoses, 1 almoxarife, 4 analistas de laboratórios, 7 auxiliares de enfermagem de PSF, 2 auxiliares em saúde bucal, 3 técnicos de enfermagem e 5 técnicos de laboratório. O projeto prevê a extinção, na vacância, de 6 empregos de médico de PSF. 

Na justificativa do projeto, o prefeito Luciano Almeida (Democratas) explica que o Executivo está atendendo às orientações trazidas pelo último cálculo atuarial, cobrado pelo Ministério Público, para que haja uma transição ao regime próprio de previdência.

Em linhas gerais, o cálculo atuarial avalia a previsão de recursos e o número de beneficiários da Administração Municipal. Os cálculos são uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Além disso, Almeida menciona que a extinção de empregos regidos sob a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é necessária para que não haja impacto relevante sob as contas públicas. "Não haverá novas despesas ao erário municipal, em decorrência da propositura, e sim uma economia imediata aos cofres públicos, em torno de R$ 590 mil”, esclarece, sobre o impacto do projeto de lei 52/2021.

Legislativo André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas