EM PIRACICABA (SP) 18 DE FEVEREIRO DE 2020

Câmara aprova requerimento que pede laudo de aferição de radar

Coronel Adriana (CID) solicitou ao Executivo laudo de radar da 31 de março




Toque na imagem para aumentar

Requerimento é de autoria da vereadora Coronel Adriana (CID)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O requerimento 146/2020, que solicita ao executivo informações sobre a aferição dos radares instalados no município, foi aprovado durante a reunião ordinária desta segunda-feira (17). A vereadora Adriana Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), autora da propositura, subiu à tribuna para dar explicações detalhadas sobre o requerimento e pedir a aprovação dos vereadores presentes.

Coronel Adriana pede no requerimento que o Executivo forneça a cópia do laudo de aferição do radar instalado na avenida 31 de março, próximo ao número 780. Ao subir à tribuna, ela ressaltou estar exercendo o dever de fiscalizar os atos do Executivo, que também é “dever de todos nós”.

Na tribuna, a vereadora citou a portaria 544/2014 do Inmetro que diz que as verificações dos medidores de velocidade dos veículos devem ser efetuadas no local de instalação. E exemplificou dizendo que se for feita uma aferição em São Paulo e outra em Piracicaba “pode haver uma variação” e essa variação pode ser “prejudicial ao cidadão que está sendo fiscalizado por meio desses radares”.

Coronel Adriana relatou na tribuna que recebeu a visita de um cidadão que foi autuado nas três vezes em que passou pelo radar da avenida 31 de março. O cidadão demonstrou estranheza à vereadora pelo horário em que foi autuado, às 17h28. Ele foi multado em novembro por estar dirigindo a 53 km/h, em dezembro por estar a 52 km/h e em janeiro por estar a 98 km/h. Nas três fotos tiradas pelo radar, o cidadão está levando alguém na garupa, em duas dessas fotos, a esposa.

A vereadora ressaltou que todos sabem do volume do tráfego da avenida 31 de março nesse horário e também citou o fato do cidadão residir no condomínio que fica do outro lado da rua de onde ele foi multado.

Coronel Adriana afirmou que pediu o laudo por meio do requerimento pois deseja ver se a aferição “está correta”, em razão do “número do tráfego” que “todos sabem que tem” na avenida 31 de março. Ela afirmou que os horários em que a multa foi aplicada “causa estranheza”, por causa das “duas velocidades aferidas”, da “velocidade altíssima” em que o cidadão foi multado na terceira vez, mesmo com a “esposa na garupa” e morando no “condomínio logo em frente”.

“A gente tem que dar o benefício da dúvida para o cidadão se defender e possa buscar também defesa”, declarou a vereadora. Ela frisou que “uma infração desse tipo ele (cidadão) perde a carteira de habilitação e trabalha com o equipamento que ele foi autuado”.

Coronel Adriana finaliza dizendo que “a lei é para todos e deve ser cumprida por todos” e em razão disso está fazendo o "requerimento de suma importância para verificar se está tudo ok conforme a lei determina”.

Legislativo Adriana Nunes

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas