EM PIRACICABA (SP) 31 DE AGOSTO DE 2020

Câmara, Comdef e Grupo Libras se unem no mês da pessoa com deficiência

Setembro Verde e Azul traz 16 dias de atividades com 24 entrevistados em diversos programas




Toque na imagem para aumentar

Raquel Moreno integra a programação

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Com o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre os direitos da pessoa com deficiência e o desenvolvimento de ações necessárias para sua acessibilidade e inclusão nas diversas esferas da sociedade, a Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza o "Setembro Verde e Azul". Durante o mês de setembro, a Câmara fará entrevistas com convidados que abordarão temas relacionados a luta pela acessibilidade das pessoas com deficiência, altas habilidades, transtornos do desenvolvimento, bem como as atividades da comunidade surda.

As entrevistas serão exibidas na TV Câmara, com transmissão simultânea pelas redes sociais e também em lives diárias no Instagram do Parlamento Aberto. Realizado em parceria com o Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) e com o Grupo Libras Piracicaba e Região, o “Setembro Verde e Azul” fortalece as ações do Câmara Inclusiva, projeto do programa Parlamento Aberto que objetiva ampliar a participação das pessoas com deficiência nas atividades do Legislativo e que, durante a pandemia, também estendeu a acessibilidade para as redes sociais.   

A realização do “Setembro Verde e Azul” foi autorizada pelo decreto legislativo 19/2020. "É de suma importância a fixação de um período do ano em que a sociedade se dedicará, com mais afinco e entusiasmo, a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência, contribuindo fortemente para que possamos alcançar, com maior rapidez, a plena inclusão social", afirmou Gilmar Rotta, autor, que também inseriu a participação do gabinete do vereador André Bandeira (PSDB) que atua na área da pessoa com deficiência.

A programação do “Setembro Verde e Azul” foi coordenada pelo Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e pelo Grupo Libras Piracicaba e Região. O coordenador do Comdef, Wander Viana Santos, ressaltou o protagonismo que a pessoa com deficiência terá na programação e deu destaque às lives do Programa Parlamento Aberto cujas entrevistas de pessoas com deficiência vão trazer a experiência do dia a dia delas à programação.

Segundo Wander Santos, o objetivo é mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência é, acima de tudo, uma pessoa comum. “Nós tivemos o cuidado de mostrar um pouquinho de cada tipo de deficiência, nós vamos ter uma diversidade inclusive no tipo de deficiência, para mostrar para sociedade que a pessoas com deficiência estão aí, na luta, no dia a dia”, afirmou.

Para Beatriz Turetta, do Grupo Libras Piracicaba e Região, o “Setembro Verde e Azul” tem o intuito de oferecer oportunidades de protagonismo para as pessoas com deficiência de Piracicaba, fornecer informações a respeito da luta da pessoa com deficiência e dos órgãos que os representam diante do poder público. “Certamente sairemos de setembro com um novo olhar a respeito das pessoas com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos do desenvolvimento”, declarou.

PROGRAMAÇÃO – O Programa Parlamento Aberto Entrevista traz duas edições especiais sobre o tema exibidas, ao vivo, pela TV Câmara, com transmissão simultânea pelo Facebook e pelo YouTube, e com tradução em Libras.

No dia 2 de setembro (quarta-feira), às 15h, o programa recebe os convidados Magno Prates, idealizador da Campanha Libras na TV, Milena de Fátima Correa Pinto, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cordeirópolis e Michelly Silveira Basso, especialista em linguagem com foco de estudo em autismo e apraxia da fala na infância. Com a participação dos vereadores Gilmar Rotta e André Bandeira e mediados pelos jornalistas Erich Vicente (Comunicação) e Fábio Alvarez (TV Câmara), os convidados vão falar sobre como a pandemia tem afetado a vida das pessoas surdas, com paralisia cerebral e com altas habilidades e transtornos do desenvolvimento.

Já no dia 21 (segunda-feira), às 12h, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência será o tema abordado por Marco Castilho, presidente do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência, Francisco Nuncio Cerignoni, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e por Wander Viana Santos, coordenador do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência de Piracicaba (Comdef).

O Programa Parlamento Aberto exibirá, de 14 a 18 e de 21 a 25 de setembro, às 17h, lives em seu perfil do Instagram (@parlamento_aberto), com convidados que irão abordar os temas: comunidade surda (14/9), ostomia (15/9), dança inclusiva (16/9), síndrome de down (17/9), surdez (18/9), nanismo (21/9), cegueira (22/9) música inclusiva (23/9), autismo (24/9) e luta das pessoas com deficiência (25/9).

O “Setembro Verde e Azul” será abordado em todas as sextas-feiras do mês de setembro, sendo dois entrevistados a cada programa do Câmara Convida, produção da TV Câmara que vai ao ar às sextas-feiras, das 12h às 13h. Com a condução do jornalista Marcelo Bandeira, o Câmara Convida trará convidados para falar sobre o dia a dia das pessoas com deficiência. 

No dia 4, Érica e Marcos Bortoletto, pais de uma criança surda e com paralisia cerebral, falam sobre ‘família’. Já a professora Flaviane Reis, que atua na área de educação especial e ensino de Libras, fala sobre ‘educação’.

No dia 11, as convidadas Raquel Moreno, secretária do Comdef, e Ivone de Oliveira, falam, respectivamente, sobre ‘acessibilidade e inclusão’, e ‘sexualidade’.

‘Cultura’ e ‘saúde’ serão abordadas no Câmara Convida do dia 18 de setembro, com o professor Neivaldo Augusto Zovico e Sylvia Lia, coordenadora da Liga de Libras e Cultura Surda e do Salis (Saúde em Libras para o Surdo).

Encerrando a programação do “Setembro Verde e Azul”, o programa Câmara Convida exibe entrevistas com Cesar do Nascimento Santos, pessoa com paralisia cerebral motora e conselheiro do Comdef, que fala sobre ‘trabalho’ e Letícia Farias Françoso, pessoa amputada da perna esquerda e ex-atleta de basquete sobre rodas e vôlei sentado na equipe de Suzano. Ela fala sobre ‘esporte e lazer’.

Câmara Inclusiva André Bandeira Gilmar Rotta

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas