EM PIRACICABA (SP) 20 DE FEVEREIRO DE 2020

Câmara concede voto de congratulações ao comandante do 10º Baep

O tenente-coronel, Fernando Aparecido de Souza, nomeado oficialmente para assumir o Batalhão Especial da PM em Piracicaba foi homenageado pelo vereador Trevisan Jr.




Toque na imagem para aumentar

Câmara concede voto de congratulações ao comandante do 10º Baep

Crédito: Leandro Trajano



A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Laércio Trevisan Jr. (PL), no requerimento 44/2020, aprovado pelos 23 parlamentares, concede votos de congratulações ao tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Fernando Aparecido de Souza, pela nomeação em assumir oficialmente o Comando do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Piracicaba e, também, pelo trabalho prestado na área de segurança pública à sociedade.

A entrega da comenda aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), nas dependências da Corporação, rua Maringá, 450, bairro Parque Taquaral. O ato solene para entrega da honraria também contou com a presença do subcomandante, major PM José Antônio Golini.

Trevisan Jr. destacou a importância da Câmara, em nome da população, no reconhecimento ao trabalho deste Batalhão em Piracicaba, que nestes dois meses de atuação já sinaliza um novo marco para a segurança local. 

O parlamentar relembra que em fevereiro de 2019, em visita a São Paulo, quando reuniu-se com o general Campos e, solicitou a instalação do Baep em Piracicaba, sendo que na sequência vieram os apoios e abaixo-assinados, que suplantaram 20 mil assinaturas, além do apoio da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal, o que foi de muita relevância para todo este movimento, na efetivação desta conquista, que vem para melhorar a segurança, não apenas em Piracicaba, mas toda a região. 

"Quando se faz uma pesquisa, o item segurança é a primeira preocupação da sociedade", enfatizou o parlamentar, no reconhecimento do trabalho e da importância da instalação do Baep na cidade. 

No agradecimento da homenagem, o tenente-coronel Fernando Aparecido ressaltou o papel da Polícia Militar estar de prontidão 24 horas por dia, sempre à disposição do cidadão. E, destacou a importância do reconhecimento popular por intermédio da Câmara, em homenagem extensiva a todos os policiais, para que trabalhem com mais afinco ainda, com mais vigor, em prol da comunidade. 

Congratulações

No requerimento de congratulações, o vereador Trevisan Jr. destaca o relevante trabalho prestado pelo tenente-coronel Fernando Souza, na área de segurança pública a toda a sociedade. O militar nasceu em Altinópolis/SP.

Filho de ferroviário e dona de casa, escolheu sua carreira ainda muito jovem, aos 17 anos, quando fez sua inscrição na Academia da Polícia Militar Barro Branco. E, onde recentemente recebeu a missão de comandar e implantar o 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Piracicaba.

O militar participou desde a escolha do prédio do 10º Baep, até a seleção dos 211 policiais, que foram selecionados como efetivo, para atuar e reforçarem a segurança de 52 municípios, que fazem parte do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior).

O treinamento foi o ponto alto desses homens e mulheres que integram a Corporação. Todos eles participaram de treinamento com as equipes de ponta da Polícia Militar, como a Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), COE (Comando e Operações Especiais) e Batalhões de Choque de São Paulo.

Esses policiais foram treinados para atuar nas situações consideradas mais graves, como o combate ao crime organizado, tráfico de drogas e roubos a bancos.

Os policiais participaram da Operação Gênese, contra o tráfico de drogas e organização criminosa, que foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, com apoio das equipes do Canil e Força Tática, do 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior). No total, 24 pessoas foram presas, das quais 23 em Piracicaba e outra em Águas de São Pedro.

Trevisan Jr. também reitera que o militar veio para somar com as demais forças de segurança, cuja inauguração do Baep se deu no dia 19 de dezembro de 2019, e contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo João Doria Júnior, do Secretário da Segurança Pública General João Camilo Pires de Campos e demais autoridades.

O 10º Baep será de grande valia para a segurança pública, pois os policiais estão aptos para o patrulhamento tático, gerenciamento de crises e negociações com reféns, busca e localização de artefato explosivos, conduta de patrulha em locais de risco, e controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas.

Assim, considerando que compete ao Poder Legislativo de Piracicaba, legítimo representante do povo no poder constituído, registrar e realçar perante a sociedade as ações relevantes dos organismos sociais que se destacaram pelo bem que proporcionam.

Cópias do voto de congratulações também foram direcionadas ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, ao subcomandante do 10º BAEP Piracicaba Major PM José Antonio Golini e ao comandante do CPI-9 coronel PM Érico Hammerschmidt Júnior.

 

Homenagem Laércio Trevisan Jr

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara
Reportagem de TV:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas