EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2021

Câmara de Porto Seguro pretende implantar Escola do Legislativo

Vereadores da Bahia debateram a criação de Escola do Legislativo e atuação do mandato coletivo




Toque na imagem para aumentar

Reunião on-line entre vereadores de Piracicaba e de Porto Seguro (BA)

Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, participou de reunião on-line para falar sobre a experiência dos mandatos coletivos nas casas legislativas e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba. O convite partiu do vereador Vinícius Parracho (DEM) que está tendo a iniciativa de implantar uma escola na Câmara de Porto Seguro (BA).

Segundo Vinícius, “a Escola do Legislativo de Piracicaba é um grande modelo para nós. Temos acompanhado a programação e, analisando a estrutura dela, acreditamos que servirá de base para implantarmos a nossa Escola aqui”, elogiou. O gabinete do vereador está realizando um projeto-piloto da Escola que é uma série de encontros formativos em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), intitulada “Formação conjunta em fundamentos constitucionais, legislativos e políticas públicas participativas”.

O tema do encontro foi “Participação, controle social e papel do Legislativo municipal”. “O Mandato Coletivo foi convidado a participar do terceiro encontro porque achamos muito positiva essa experiência coletiva na política institucional. Acredito que esse é o futuro da nossa política e, em breve, deverá ser regularizado perante a Justiça Eleitoral’, disse Tadeu Prosdocimi, assessor do vereador Vinícius e mediador do encontro junto com a professora Valéria Gianella.

"Estamos satisfeitos com o alcance das conquistas dos mandatos coletivos nas câmaras municipais. Como o formato ainda é novo, ele acaba encontrando alguma resistência por parte de alguns colegas parlamentares e da própria instituição, apesar da população já reconhecer e aprovar a nossa atuação”, ressaltou a vereadora.

Silvia Morales parabenizou Cleide Coutinho, Laina Crisóstomo e Gleide Davis, do mandato coletiva Pretas Por Salvador, do PSOL, que conquistaram espaço no plenário. “O presidente da Câmara de Porto Seguro convidou as três covereadoras para estar juntas no plenário. Isso é um avanço não só para elas, mas para todos os mandatos coletivos”, comemorou a vereadora.

Câmara Escola do Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063

Notícias relacionadas