EM PIRACICABA (SP) 25 DE JUNHO DE 2019

Câmara é pioneira em Parlamento Aberto, diz coordenador do Imaflora

Marcelo Medeiros elogiou consolidação do programa no Legislação, após a aprovação do projeto de resolução 4/2019




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O coordenador de Políticas Públicas do Imaflora, Marcelo Medeiros, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a 37ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (24), para destacar a importância do programa Parlamento Aberto, instituído no Legislativo piracicabano a partir da aprovação do projeto de resolução 4/2019. 

“Participei do Encontro Global de Governo Aberto, o OGP Summit, em Ottawa, capital do Canadá, o principal do mundo, onde levamos a experiência de Piracicaba”, disse Marcelo. Ele relatou contato com a senadora paraguaia Blanca Ovelar, presidente do ParlAméricas, e que atua na difusão de práticas de transparência e participação na América Latina. 

Marcelo destacou que muito do material sobre Governo Aberto, utilizado pelo Imaflora dentro do Observatório Cidadão, entidade que trouxe a proposta para a Câmara, é produzido pelo ParlAméricas. “As boas práticas adotadas aqui, em nível local, estamos tentando levar para o mundo”, disse, ao enfatizar que “Piracicaba anda no que há de vanguarda no tema”. 

Ele citou iniciativas em diversas partes do mundo, como no Chile, onde existe o Senador virtual, em que a população pode se informar sobre um determinado projeto que está sendo votado; no Reino Unido, em que os parlamentares vão às escolas; no Paraguai, onde a população pode sugerir um projeto de lei a partir de um aplicativo de celular). 

Além disso, lembrou de iniciativas do Brasil, como o e-Cidadania, do Senado Federal, e o WikiLegis, da Câmara dos Deputados, assim como a iniciativa da Câmara Municipal de São José dos Campos, em que são realizadas enquetes para o Legislativo ter maior clareza da opinião pública. 

“O que dá pioneirismo (ao programa da Câmara de Piracicaba) é consolidar o tema no longo prazo”, disse, ao lembrar que a experiência local foi destacada no site da Controladoria-Geral da União. 

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), agradeceu o reconhecimento do Observatório Cidadão e lembrou que, ainda dentro do programa Parlamento Aberto, o Legislativo piracicabano iniciará o Parlamento Aberto Vai À Escola e o projeto Câmara Inclusiva, com o objetivo de trabalhar iniciativas junto a entidades que atendem pessoas com deficiência.

Tribuna Popular

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação

Notícias relacionadas