EM PIRACICABA (SP) 04 DE DEZEMBRO DE 2019

Câmara enaltece os 30 anos do Projeto Desporto de Base

Conforme iniciativa de André Bandeira, reunião solene nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, nesta quarta-feira (4) homenageou defensores do esporte




Toque na imagem para aumentar

Câmara enaltece os 30 anos do Projeto Desporto de Base

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Andre Bandeira (PSDB), no requerimento 418/2019 e resolução 01/2013 promoveu nesta quarta-feira (4), a reunião solene em comemoração aos 30 anos de atividades do PDB (Projeto Desporto de Base), completados no dia 29 de novembro de 2019.

A solenidade aconteceu às 20h00, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, rua Alferes José Caetano, 834, Centro. E, teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 4 da Net, TV Digital Canal 60.4, Vivo Fibra canal 9 e Facebook/camarapiracicaba.sp.gov.br, YouTube e pelo endereço camarapiracicaba.sp.gov.br

Solenidade

Na formação da mesa de honra, o autor da solenidade e presidente dos trabalhos da noite, o vereador André Bandeira, que também fez a leitura bíblica; representante do prefeito municipal Barjas Negri (PSDB), titular da Selam (Secretaria Municipal de Esportes e Atividades Motoras), que também responde pela secretaria municipal Saúde, Pedro de Mello; vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo - Cref4/SP, Pedro Roberto Pereira de Souza, que também é presidente do Distrito Brasil do Panathlon Internacional;  Humberto Panzetti, representante titular da Organização Nacional das Entidades de Desporto, do Conselho Nacional do Esporte (CNE) e Tesoureiro do Cref4/SP; e o também conselheiro do Cref4/SP (Conselho Regional de Educação Física) e integrante do Panathlon Club Piracicaba, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny.

Congratularam-se pelo evento e agradeceram o convite, justificando ausência por compromissos anteriormente agendados, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB) e o vice-presidente Pedro Kawai (PSDB) e o presidente do Cref4/SP, Nelson Leme da Silva Junior.

E, para abrilhantar a solenidade, Amari Assessoria apresentou a música 10.000 Hours, de Justin Bieber, acompanhado por teclado, violão e saxofone, seguido pela apresentação dos Katas Naihanchia Shodan, alunos do Núcleo de Caratê do PDB, e na sequência também foi apresentado um número de dança e ginástica rítmica, em coreografia entre pai e filha. 

Na sequência foi apresentado um vídeo sobre os 30 anos do Projeto Desporto de Base, que é um programa permanente de esportes e lazer no município, criado em 1989, marcando o início de uma nova diretriz para o esporte piracicabano.

O trabalho simbolizou a possibilidade de viabilização de uma política municipal para o esporte e o lazer.

Núcleos e escolinhas implantadas nas diversas regiões e bairros da cidade concentram treinamentos através de turmas de equipes competitivas em núcleos centralizados e intercâmbios entre núcleos, festivais esportivos das modalidades, competições esportivas, internas ou externas, oficiais ou eventuais.

O PDB conta com um grupo de professores de educação física e técnicos desportivos da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

O projeto também conta com estagiários do curso de educação física, bem como bolsistas atletas da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Fazem parte da equipe também professores e técnicos de esportes oriundos de convênios junto a clubes, associações e entidades afins, bem como voluntários do esporte.

As modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, boxe, canoagem (rafting), capoeira, futebol de areia, futebol de campo (masculino e feminino), futebol de salão, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karate-do, kickboxing natação, tae-kwon-do, tênis de mesa, vôlei de praia e voleibol.

Saudações

Iniciando o ciclo de saudações, o conselheiro nacional de Esportes, Humberto Panzetti, agradeceu a oportunidade de participar do evento devido ao apreço que tem por Piracicaba, além de referendar a sua cidade de origem, Indaiatuba, onde Piracicaba acolhe o maior e melhor projeto de ação esportiva no Brasil. Citou que continuamente aprova projetos, que em termos de qualidade de propostas Piracicaba está de parabéns. 

O vice-presidente,do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, Pedro Roberto Pereira Souza saudou a formação da mesa de honra e falou da importância de estar presente nestes eventos, visto que são poucos os projetos que tem durabilidade, sendo que o sucesso de Piracicaba está no investimento da base, onde tem feito muitos atletas e cidadãos.

Também elencou o bom hábito do esporte, na disciplina. E, disse que no caminho à Piracicaba passou um filme em sua cabeça, dos 30 anos, na década de 80, quando era da Minercal.  Citou a época do professor José Carlos, da Unimep, Maria Helena, Dona Hilda e Paula.

Também considerou a criação do Panathon, com o legado de Rocha Neto, e hoje de Jonny na colaboração da profissão, em recordações que só o esporte proporciona, onde guarda com muito carinho estas pessoas que marcaram sua vida.

Ainda falou da importância do projeto, em rememorar tudo isso, visto que o Brasil tem memória curta. "Quem fez o esporte de Piracicaba mercece ser conhecido", disse.

O representante do prefeito na solenidade, o secretário Pedro Mello, saudou a todos, com abraço especial aos cidadãos que honram Piracicaba. Falou do PDB a partir de 2005, quando chegou na secretaria de Esportes, em projerto que passou por sete adminisrtrações, mostrando uma política de Estado.

Também parabenizou os atletas, que fazem a diferença na cidade. Além de falar do handebol, do futebol de salão, em atletas que bateram recorder no Sulamericano. Saldou Roberto Pianelli, que trouxe o Chalenge Day (Dia do Desafio).

Disse que a cidade tem várias opções, em mais de 150 praças esportivas, mostrando que a cidade gosta do esporte, não só na inclusão e garantia do esporte no futuro.

Também lembrou que as crianças estão ficando gordas, 3% em estado mórbido, onde se faz necessário a prática esportiva. Citou João Paulo Araújo, que salvou o XV, que estava no fundo do poço e, agora na Copa Brasil. Ainda citou Rubens Braga, como precursor de tudo. E, do respaldo de Márcia Toledo, na disponibilização de recursos junto à Dedini.

Citou Diogo, o menino que está crescendo, em medalha de prata e de broze, em Buenos Aires. "Não se esqueça do estudo", alertou Pedro Mello ao considerar a trajetória de Diogo.

Pedro Mello também citou o nome de Reinaldo, recordista mundial de natação, além de citar Cielo, também campeão olímpico, onde Piracicaba teve a primazia de respaldar centro de treinamento para estes atletas e também professores.

O secretário também falou da menina Mariana, representada pelos pais na solenidade, por estar morando na Romênia, levando o nome de Piracicaba nas provas. Também falou de Jonny, onde dividiu trabalhos na secretaria de Esporte.

Pedro Mello lamentou a perda de verbas do Ministério de Esportes, sendo que em Piracicaba, graças ao prefeito é garantido 1,4% de recursos do Orçamento Municipal, o que possibilita esporte para todos. "Nós fizemos pelas nossas crianças, ser campeão é detalhe, o mais importante é formar cidadãos", concluiu. 

O autor da reunião solene, André Bandeira falou da satisfação imensa na coordenação da solenidade, com vistas aos homengeados, na satisfação de receber a todos. Disse que nos 30 anos de história foram mais de 170 mil crianças e jovens que passaram pelo projeto, onde tem representantes, a exemplo dos atletas contemplados da noite. Considerou que nem todos chegam a nível de ponta, sendo que o mais importante é passar valores de cidadania, pelo esporte. 

Também falou da honra de Piracicaba ter mantido um projeto que passou por várias administrações, na formação de atletas e cidadãos, além da promoção da saúde, pela academia ao ar livre, em vários locais da cidade, envolvendo crianças, jovens e adultos, desenvolvido pela prefeitura, com maestria, em recursos aplicados ao esporte, que representam investimentos ao cidadão. 

André Bandeira falou da grande honra em contemplar a todos os homenageados. E, apresentou uma relíquia pessoal, na geração de atletas, que representam Piracicaba, onde rememorou, antes do acidente que o deixou na cadeira de rodas, de ter sido aluno do Jonny e, ter recebido diploma, batido à máquina, de honra ao mérito, primeiro lugar, pela participação no voleibol, em 1991.

Mostrou o diploma de campeão, que guarda consigo com muito orgulho, onde treinava no Estádio do Barão de Serra Negra. E, parabenizou a todos, que tornaram isso possível. "Que continue, indedendente de partido, em prol da população, sempre", disse, na defesa da continuidade do projeto. 

Homenagens

Iniciando o ciclo de homenagens, Wagner Wey Moreira, foi indicado como idealizdor do projeto, seguido por Ídico Luiz Pelegrinotti. E, pelos gestores do projeto, Luiz Roberto Di Giaimo Pianelli e Rubens Leite do Canto Braga. Além de João Paulo Araújo e Pedro Antônio de Mello, também considerados gestores. 

João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny foi indicado como professor, coordenador e gestor do projeto. 

Mariana Costa foi indicada como aluna e atleta, que também contemplou Diogo Soares Brajão, que além de aluno foi considerado atleta de destaque. 

Reinaldo Achilles Rosa, representado pelo auxiliar técnico, Lucas Cruz foi indicado professor e profissional.

A homenagem também contemplou empresa indicada como parceira e patrocinadora, com foco na Dedine S/A Indústria de Base, representada por Márcia Farah de Toledo Dedini - presidente executiva da Fundação Mário Dedini. 

E, finalizando o evento, para receber homenagem póstuma a José Carlos Hebling, a sua esposa, Beatriz Fernandes Hebling juntamente com seus filhos e familiares recebeu a honraria.

Na sequência, o vereador André Bandeira fez a entrega do voto de voto de congratulações, de acordo com o requerimento 904/2019, para a Equipe de Ginástica Acrobática da Selam. 

Para fazer uso da palavra, em nome dos homenageados, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Jonny, foi precedido por André Bandeira, que solicitou a Panzetti, para chamar os homenageados, que receberam medalha de mérito do Conselho Nacional de Esportes.

Johnny chamou Beatriz, em nome de Helling,que recebeu a medalha; seguido por Roberto Pianelli, no recebimento de medalha de mérito pela Educação Física; João Paulo Araújo; e na categoria atleta, Diogo, que  também recebeu a homenagem. Além da categoria parceria, onde foi contempla a executiva da Dedini, Márcia. 

E, no uso da palavra, Johnny agradeceu André Bandeira, com ênfase no seu papel de parlamentar, que também está na categoria de esportista, no atletismo, natação e no tênis de mesa, quando chegou em terceiro, no Brasil, em lugar de ponta.

Também agradeceu a honra pela fala, não necessariamente em nome dos homenageados e sim falar do que une a todos. Citou a formação da mesa de honra. E, falou de pormenor de Pedro Mello, onde teve a honra de indicar onde era a secretaria de Esportes, quando o conheceu na prefeitura, em amizade que dura até hoje.

Também citou Panzetti, no trilhar da profissão, que hoje se encontra como conselheiro nacional de educação física. Além de acentuar o trabalho de todos e, enaltecer as pessoas que levam o esporte para toda a cidade.

Johnny destacou livro de sua autoria, que resultou em trabalho na Unicamp. Também citou o professor Jorge, em Portugual, no surgimento de uma nova espécie, na figura do Homo Sportivus, que é este ser que está em cada um de nós, que tem no esporte a sua manifestação mais profunda perante a sociedade, em coisa comum, que nos une, independente de ideologias, onde Piracicaba teve nos seus prefeitos estes homens esportivos. "Quiçá seja a melhor descoberta do século, e que talvez tenhamos o esporte como proporcionador de algo diferenrte para todos", disse.

Jonny também falou de escolinhas para os acima de 60 anos. "O Homo Sportivus que temos entre nós é o nos une", disse.

João Francisco também citou Felipinho, detentor de duas melhas de ouro nos Jogos Abertos. Diogo e outros atletas. E, destacou as 26 modalidades, onde temos atletas como Thiago Monteiro, na França. 

E, sobre experiência própria, lembrou do dia em que trabalhava com recreação em hotel e, recebeu o convite para participar do Projeto de Esporto de Base em Piracicaba, na realização de sonho, onde veio concretizar algo inédito no país.

Citou alunos no São Dimas, aulas na Vila Rezende e tantos outros. Além de considerar o papel relevante de Roberto Pianelli, quando o projeto esportivo de Piracicaba passou por um hiato, sendo que graças à sua atuação, houve uma recuperação do esporto de base, em conversa com o ex-prefeito Mendes Thame (PSDB),  na recuperação do projeto.

"Cada um dos homenageados tem participação especial no projeto", concluiu Johnny, além de citar parceiros, como a Dedini, em resultados de atletas olímpicos, como Diogo. E, ainda falou da representação estadual da educação física (Cref4/SP), destacando a importância dos profissionais de educação física, que são as pessoas que no dia a dia fazem o Projeto de Desporto de Base acontecer.

André Bandeira Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas