EM PIRACICABA (SP) 14 DE SETEMBRO DE 2021

Câmara entrega moção de aplausos à iniciativa cultural “Remanescentes”

Propositura do vereador Paraná (Cidadania) destaca atuação do projeto iniciado em 2014, no bairro Paulista.




Toque na imagem para aumentar

Moção 2/2021 foi entregue nesta segunda-feira (13), na Sala de Reunião da Presidência

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), entregou, na noite desta segunda-feira (13), a moção de aplausos 2/2021 ao projeto Remanescentes, iniciativa cultural em 2014, no bairro Paulista, e “que se utiliza da linguagem artísticas como ferramenta capaz de despertar na criança e no adolescente o desejo pela arte”. A solenidade ocorreu na Sala de Reunião da Presidência da Câmara de Piracicaba. 

“Durante todo esse tempo, por onde vocês passam, vocês realizam um trabalho muito lindo”, disse o vereador. “Essa moção é um pouco do que podemos retribuir por aquilo que vocês desenvolvem”, concluiu, ao lembrar que o projeto reúne grupo de pessoas de diferentes igrejas integrantes do ministério de louvor “Ramo Novo”. 

No texto da propositura, Paraná destaca que o grupo de amigos não se conformaram em ficar de braços cruzados diante de uma sociedade caótica e perversa. “Eles acreditam na infância segura e na família protetora como bases para uma sociedade mais justa, além da educação, arte e cultura, que são libertadoras e transformam.” 

O início, em 2014, foi uma festa com cerca de 30 crianças no bairro Paulista, quando, com ajuda de amigos e conhecidos conseguiram arrecadar brinquedos para serem entregues, além de alugar cama elástica, preparar lanche, saquinho surpresa, corte de cabelo e ainda a contratação de um palhaço para atividades lúdicas. 

No ano seguinte, o grupo fez a entrega de 500 saquinhos surpresa no Natal a crianças nos bairros do Bartira e Javari. No mesmo ano, contrataram um cartunista para desenvolver o logo do projeto com a caricatura de todos os integrantes do ministério de louvor Ramo Novo, porque quiseram fazer uma camiseta com o desenho, além de montar uma revistinha com atividades usando personagens que eles mesmo criaram. 

Ano após ano, o projeto foi ganhando importância, com atividades como revitalização de banda musical, oficinas de dança e música, brincadeiras diversas (cama elástica, pula-pula, futebol de salão, piscina de bolinhas, escorrega, entre outros), arte em Graffiti, corte de cabelo, teste de visão, aferição de pressão, pintura artística facial, além de distribuição de pipoca, algodão doce, refrigerante e cachorro-quente. 

Jailton Barros de Lima, coordenador do projeto Remanescentes, agradeceu a homenagem e enalteceu a importância de levar conteúdo de qualidade às crianças. “Eu cito o educador Paulo Freire, que dizia que a educação não muda o mundo, mas educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo”, disse. 

Também receberam a homenagem Ricardo Henrique Caetano da Silva, líder do ministério Ramo Novo, e os amigos Marcio Henrique Caetano e Kleber Augusto Manoel de Oliveira.

Valdir Marques Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas