EM PIRACICABA (SP) 21 DE SETEMBRO DE 2020

Câmara faz exposição virtual sobre escritor Thales Castanho de Andrade

A exposição está disponível no site da Câmara entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro




Toque na imagem para aumentar

Exposição comemora os 130 anos de nascimento do escritor




Conhecido como precursor da literatura infanto-juvenil no Brasil, o escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade está sendo homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba através da exposição virtual “Thales Castanho de Andrade – 130”. A exposição traz documentos históricos sobre a vida, a breve carreira política e os feitos do escritor na área da educação.

Criada em comemoração aos 130 anos de nascimento de Thales Castanho de Andrade, completados no dia 15 de setembro, a exposição virtual ficará disponível no site da Câmara do dia 21 de setembro a 7 de outubro.

O Departamento de Documentação e Transparência da Câmara é responsável pela exposição sobre a vida do escritor, cujas obras mais conhecidas são os livros “Saudade” e “A Filha da Floresta”. O conteúdo da exposição foi cedido pelo site thalesdeandrade.com.br, criado em homenagem a Thales Castanho de Andrade. “Quando temos datas redondas em relação a figuras importantes, não podemos deixar passar em branco, nós temos que fazer uma atividade que valorize e destaque a obra dessas pessoas”, declarou Bruno Didoné de Oliveira, diretor do Departamento de Documentação, que classificou o homenageado como “uma figura importante para nossa cultura e educação”.

Autor de 47 livros publicados, Thales Castanho de Andrade nasceu em Piracicaba no dia 15 de setembro de 1890 e faleceu em outubro de 1977. Presidiu o Esporte Clube XV de Piracicaba e o Centro do Professorado Piracicabano, e também exerceu o cargo de vereador no ano de 1924. Na área da educação, o escritor deu início ao movimento “Guerra Alfabetizadora”, movimento precursor das investidas para a alfabetização de adultos. A biblioteca infantil municipal foi batizada com o nome do escritor devido a significativa contribuição do homenageado para a educação. 

Para o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Kawai, Thales Castanho de Andrade foi um escritor muito à frente do seu tempo que, há mais de cem anos, já mostrava o quanto o meio ambiente e a literatura podem ajudar na conscientização das pessoas. Juntamente com Academia Piracicabana de Letras, Kawai levou a ideia da exposição para o Departamento de Documentação e Transparência da Casa. “A Câmara tem o papel importante de reconhecer isso, porque a Casa tem o papel de representar o povo e mostrar para população quem foram os piracicabanos ilustres, a importância que é a cultura, a formação e dar visibilidade a tudo isso”, afirmou.

A exposição sobre Thales Castanho de Andrade está disponível entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro e pode ser acessada no ícone no topo da página inicial do site da Câmara ou pela plataforma My Portfolio, no endereço thalescastanhodeandrade.myportfolio.com/.

Câmara Pedro Kawai Exposição

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas