EM PIRACICABA (SP) 19 DE NOVEMBRO DE 2019

Câmara inaugura exposição sobre segurança alimentar

Fruto de parceria entre a Esalq-USP, a Diretoria Regional de Ensino e a Câmara de Vereadores de Piracicaba, mostra vai até 15 de dezembro, no hall do salão nobre.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Com o intuito de fazer com que a sociedade reflita sobre a segurança alimentar e o papel do país no desafio mundial de nutrir 10 bilhões de pessoas em 2050, a exposição "Brasil, Esperança Alimentar do Futuro!" foi inaugurada nesta terça-feira (19), no hall do salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

A mostra, que vai até 15 de dezembro, é fruto de uma parceria entre a Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo), responsável pelo projeto temático de mesmo nome, a Diretoria Regional de Ensino e a Câmara. A exposição é composta por painéis temáticos sobre ações relacionadas à produção de alimentos.

Durante a abertura da mostra, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), e a vereadora Nancy Thame (PSDB) premiaram os vencedores do desafio "Brasil, Esperança Alimentar do Futuro!", competição que, ao longo do ano, envolveu membros do campus e a cidade. O desafio foi nas categorias "frases" e "fotos", abertas a toda a comunidade, e "redação", que mobilizou estudantes do ensino médio das redes municipal, estadual e particular e do Sesi.

O tema "Brasil, Esperança Alimentar do Futuro!" foi escolhido pela Esalq a partir da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que traz 17 objetivos e 169 metas a serem traçadas em prol da humanidade e do planeta para os próximos 15 anos, com foco em princípios de ciência e cidadania.

Gilmar Rotta e Nancy Thame também entregaram à diretoria da Esalq a moção de aplausos 216/2019, aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (18), em reconhecimento ao desenvolvimento do projeto temático. Eles reforçaram que a mostra é resultado de parceria firmada entre o Poder Legislativo e a universidade, com o objetivo de estimular a discussão de temas de interesse social por meio do envolvimento da comunidade do campus nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, alinhadas com os conceitos estabelecidos no programa Parlamento Aberto, da Câmara.

Durante a cerimônia, Gilmar Rotta lembrou que desde janeiro a Mesa Diretora tem dialogado com as entidades. "A Mesa Diretora, logo que assumiu a gestão, no início do ano, empunhou a bandeira de abertura da Câmara, a fim de assegurar a participação das entidades constituídas e da sociedade como um todo", explicou.

Ele afirmou que a parceria entre as instituições fez com que a Câmara "evoluísse e passasse a exercer um papel que vai além das paredes do Legislativo". "As iniciativas da nova gestão fizeram com que até mesmo os políticos mudassem de postura. A 'Câmara de portas abertas' é um trabalho que valoriza a própria democracia. Após visitar a exposição e ter acesso ao conteúdo produzido, saímos modificados em ações e pensamentos", avaliou.

Nancy Thame, que já foi aluna da Esalq, disse que a parceria entre os órgãos e a aproximação cada vez mais maior entre o Legislativo e a sociedade são fatos que merecem ser comemorados. "Esse é um momento de muita emoção para mim. Sinto-me revigorada só por estar perto do ambiente da Esalq mais uma vez. Nossa cidade, que é solo de uma das maiores escolas de agronomia do mundo, deve ser pioneira em iniciativas e políticas públicas voltadas às questões ambientais", reforçou.

Marly Aparecida Giraldelli Marsulo, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Biologia na Diretoria Regional de Ensino, disse que o tema já está inserido no dia a dia dos estudantes das escolas públicas. "O projeto levado às escolas promoveu a conscientização dos alunos e a premiação realizada nesta manhã é uma forma de homenageá-los, além de reconhecer o trabalho realizado com muito empenho nas instituições."

O vice-diretor da Esalq, João Roberto Spotti Lopes, afirmou que as ações conjuntas realizadas entre a Câmara e a universidade estimulam a reflexão "não só dos alunos, mas de toda a comunidade piracicabana". Segundo ele, o Brasil tem papel importante em garantir alimentação para cerca de 10 bilhões de habitantes que o planeta deve atingir em 2050.

"As articulações com políticas públicas são fundamentais para o sucesso dessa iniciativa. Primeiro porque possibilita aos alunos aplicar modelos na prática e, segundo, porque transforma conhecimento em riquezas. As ações em conjunto com a Câmara engradeceram o projeto", avaliou.

 

LISTA DOS VENCEDORES DO DESAFIO "BRASIL, ESPERANÇA ALIMENTAR DO FUTURO!"

Redação

1ª: Lua Hana Gualter Santos, da Escola Estadual "Professor José de Mello Moraes"

2ª: Diogo Magalhões Franco, da Escola Estadual "Professor José de Mello Moraes"

3ª: Carolina Diorio Nastaro, do Instituto Atlântico de Ensino

Frases

1ª: Rodrigo Alves Pessanha: "A esperança de alimentar o futuro depende da consciência ao nos alimentarmos no presente".

2ª: Ana Julia Gonçalves da Mota Leite: "Na refeição para o planeta, o Brasil será o prato de dimensão global, nossa agricultura será o alimento e o brasileiro, as mãos a ofertar"

3ª: Albania José Patiño Torres: "O suporte à pesquisa agrária no presente é garantia da abundância das colheitas no amanhã."

Fotos

1ª: Letícia Pacheco Inoue: "O complexo soja e sua importância na atualidade"

2ª: Rafaela Duarte Pagliarini: "Abelhas nativas e o futuro alimentar"

3ª: Nanci Castanha da Silva: "Repensar nossas escolhas alimentares é também repensar nosso impacto no ambiente em que vivemos"

 

SERVIÇO - Exposição "Brasil, Esperança Alimentar do Futuro!". De 19 de novembro a 15 de dezembro, no hall do salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Endereço: rua Alferes José Caetano, 834, Centro. Visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-7130.

Câmara Gilmar Rotta Nancy Thame

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas