EM PIRACICABA (SP) 30 DE AGOSTO DE 2019

Câmara Inclusiva: Avistar sugere melhorias de acessibilidade

Alunos identificaram as principais barreiras físicas ao percorrerem os prédios da Câmara de Vereadores de Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Sugestões serão importantes para que Câmara elabore um plano de ação

Crédito: Leandro Trajano


Alunos do Avistar (Serviço de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba) estiveram nesta sexta-feira (30) na Câmara de Vereadores para identificar as principais necessidades de adequações das instalações físicas dos prédios principal e anexo. As sugestões serão enviadas aos integrantes do projeto Câmara Inclusiva, que a Casa de Leis lançou em junho e que conta com a colaboração de várias entidades e conselhos ligados ao assunto.

Composto por pessoas entre 13 e 68 anos, o grupo da Avistar possui diferentes graus de deficiência, desde baixa visão até a cegueira. A visita teve início no prédio da rua Alferes José Caetano, 834, onde Brás Antonio Mendes, Jandira Benetti Gomes, Claudia Bindilatti Felippe e Márcio Rodrigues foram recebidos pelo presidente da Câmara, o vereador Gilmar Rotta (MDB).

O parlamentar lembrou que as sugestões serão importantes para nortear as ações do Câmara Inclusiva. "A Casa é de vocês, está sempre de portas abertas. O que queremos é que toda a população faça parte da nossa rotina. Vem daí a nossa preocupação em fazer as adequações da melhor forma possível, pois somente assim as pessoas se sentirão acolhodas nos espaços", disse ele.

No andar térreo do prédio principal, os cinco integrantes da Avistar conheceram a recepção e o setor de protocolo, para depois seguirem para o Plenário Francisco Antonio Coelho, onde se acomodaram nas galerias. Na sequência, o grupo se dividiu entre escada e elevador para acessar o Salão Nobre Helly de Campos Melges.

Já no prédio anexo, o acesso foi pela rua São José, 547. Após subir as escadas e conhecerem a recepção, o grupo seguiu para o segundo andar, onde fica parte dos gabinetes dos vereadores, e no andar térreo, local que abriga os departamentos e a Escola do Legislativo.

Integrante da comissão de servidores da Câmara no projeto, Erica Aparecida Cruz Diniz foi a responsável por recepcionar os alunos e os conduzir pelos ambientes do Legislativo. Ela teve ainda o auxílio de Daniela Caroba, funcionária do Departamento de Relações Públicas e Cerimoniais.

Eletricista aposentado, Brás Antonio Mendes disse ter sido sua primeira vez à Câmara. "Fico feliz de saber que as autoridades da nossa cidade estão se preocupando com a inclusão das pessoas, independência da deficiência que possuam. Conviver com a deficiência, no dia a dia, não é nada fácil, e precisamos de governantes sensíveis aos nossos problemas", classificou Mendes, que há dois anos e meio frequenta a Avistar e teve seu quadro de visão agravado há dez anos.

Presente em todas as discussões do Câmara Inclusiva desde o lançamento do projeto, em 27 de junho, o professor de educação física da Avistar, Eduardo de Paula Azzini, acompanhou a visita dos alunos. 

Em diferentes ocasiões, foi Azzini quem deu as coordenadas adequadas nos ambientes. "É sempre importante darmos acesso às pessoas com deficiência nos locais públicos e a Câmara está fazendo um trabalho fantástico neste sentido, dando essa abertura, trazendo os alunos para que definam os pontos positivos e negativos", disse.

Segundo Azzini, os alunos da Avistar perceberam a necessidade de adequações no piso tátil, especialmente nas áreas comuns. A mudança possibilitará o livre trânsito, lembrou ele, que recomendou ainda a retirada de obstáculos aéreos, como objetos em paredes. 

"Os corrimãos, por exemplo, devem estar livres e as paredes possuem algumas coisas penduradas. Elas usam bengalas, mas não conseguem detectar objetos aéreos. Quanto mais limpo for o espaço for para caminhar, será melhor", avaliou.

Esta é a segunda visita à Câmara pelas entidades que colaboram com o projeto Câmara Inclusiva, que tem ainda a participação do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e do Conselho Municipal do Idoso. Nesta quinta-feira (29), o diagnóstico ocorreu pelos atendidos pelo Espaço Pipa.  

A partir dos apontamentos, a Câmara elaborará um plano de ação ––com cronograma e previsão de custos––, a ser aplicado conforme a capacidade financeira, e buscará soluções para que qualquer cidadão se sinta incluído nas atividades legislativas.

Câmara Inclusiva

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas