EM PIRACICABA (SP) 04 DE FEVEREIRO DE 2021

Câmara Inclusiva busca referência em projeto de acessibilidade

Membros do programa no Legislativo receberam representantes de projeto desenvolvido no sindicato dos Bancários




Toque na imagem para aumentar



O projeto Câmara Inclusiva, desenvolvido desde 2019 no Legislativo piracicabano foi buscar junto ao Sindban (Sindicato dos Bancários de Piracicaba) uma referência positiva para ampliar as iniciativas do legislativo. Na manhã desta quinta-feira (4), membros do grupo de trabalho interno receberam diretores da entidade. 

Letícia Françoso e Cesar Nascimento, diretores do Sindban, atuam na Secretaria de Assuntos PCD da entidade sindical e conheceram a proposta apresentada na Câmara como parte do programa Parlamento Aberto, que atua para ampliar a participação popular e a transparência da Casa. 

“Não dá para implantar um projeto como o nosso sem dialogar com as pessoas que serão beneficiadas e com quem entende do tema”, avalia Valéria, que recordou o período em que a Câmara recebeu representantes de entidades que atendem pessoas com diferentes tipos de deficiência. 

O encontro também contou com as servidoras Erica Dinis e Jandira Souza, de forma remota, que integram o Grupo de Trabalho Interno do Câmara Inclusiva. 

O resultado das propostas levadas à Câmara tem refletido em conquistas como a licitação, já em vias de realização, para introduzia tecnologia closed caption (conhecida como legenda oculta) nas transmissões da TV Câmara e que que permitirá que as pessoas com deficiência auditiva acompanhem a programação.

Previsto no cronograma das ações em 2021, que será apresentado à Mesa Diretora, teve início o procedimento que vai resultar na licitação para contratação da reforma dos dois banheiros do segundo andar do prédio, localizados no hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges”.

Desde agosto de 2018, a Câmara inclui nas transmissões da TV Câmara o serviço de intérprete de Libras durante reuniões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas obrigatórias por lei e nos projetos especiais de grande relevância. 

BANCÁRIO EFICIENTE – Durante a reunião, os representantes do Sindban apresentaram o projeto “Bancário Eficiente”, que realizou levantamento sobre as condições de acessibilidade e de inclusão do bancário com deficiência em 67 agências bancárias da base da entidade.

O relatório desse estudo cobrou dos bancos uma série de ações previstas em lei e outras que contribuem para o conforto e acessibilidade no atendimento de pessoas com mobilidade reduzida e PCDs. 

“Muitas mudanças já foram realizadas, como a instalação de banheiros adaptados, de piso podotátil, botoeiras e elevadores, mas ainda falta muita coisa”, disse Letícia, que também é presidente interina do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD) e integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, assim como Cesar Nascimento.

César Nascimento lembra que a cobrança continua. “Este ano tivemos uma reunião com o gerente de Logística da Caixa para apresentar o relatório e cobrar ações que servem tanto para os funcionários como para os clientes”, explicou. 

“Foi muito importante conhecer melhor o projeto do Sindban. Aprendemos muito hoje e vamos levar em consideração esse aprendizado ao implementarmos o que for necessário na Câmara”, comentou Valéria.

Câmara Inclusiva

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas