EM PIRACICABA (SP) 28 DE JANEIRO DE 2021

Câmara Inclusiva: GT estuda cronograma das ações 2021

Projeto visa ampliar a inclusão no Legislativo vai focar obras de acessibilidade, sinalização e qualificação de servidores




Toque na imagem para aumentar



Iniciado em 2019 e construído com a parceria de entidades que assistem pessoas com deficiência, o projeto Câmara Inclusiva inicia seu terceiro ano de ações com a definição de um cronograma construído pelo grupo de trabalho interno e que será submetido à Mesa Diretora.

Divido em ações imediatas, de curto, médio e longo prazos, o planejamento terá como destaque a adequação da sinalização interna para que atenda a todo tipo de deficiência, obras de adequações e a continuidade da qualificação de servidores e prestadores de serviços. A previsão é que o cronograma seja levado à Mesa Diretora na próxima semana.

A elaboração do cronograma considerou nova análise dos relatórios emitidos pelas entidades participantes do projeto, produzidos após visitas aos dois prédios da sede do Legislativo. As alterações físicas sugeridas tiveram início ainda em 2019 e a maior foi a reforma do Salão Nobre Helly de Campos Melges, ampliando o palco e possibilitando a circulação de cadeiras de rodas, o que antes não era possível, rampas, reserva de vagas para cadeirantes e melhoria na sonorização.

Dando continuidade as ações indicadas, teve início o procedimento que vai resultar na licitação para contratação da reforma dos dois banheiros do segundo andar do prédio principal, que ficam no hall do Salão Nobre. “A nova Mesa Diretora já determinou o andamento para que os banheiros possam ser reformados e todas os instrumentos de acessibilidade sejam instalados”, explicou Mauro Rontani, Diretor de Administração. Os banheiros serão também preparos para receber pessoas ostomizadas.

O grupo de trabalho definiu diversas medidas a exemplo do mapeamento de setores da Casa onde foram apontadas barreiras físicas, como móveis e extintores, para garantir o trânsito livre das pessoas com deficiência. Será feito um laudo fotográfico de todos os locais onde haja algum tipo de barreira como inclinações no piso, desníveis em calçadas e onde será preciso adequar ou construir rampas, eliminando dificuldades como, por exemplo, a circulação com muletas nos locais de acesso ao público.

Foram discutidas e definidas ações imediatas para minimizar os efeitos de apontamentos das entidades cuja solução demandaria maior tempo para planejamento e alto investimento, como a adequação dos elevadores, também apontada pela servidora e integrante do grupo de trabalho, Jandira Souza, que por pertencer ao grupo da pandemia, participou remotamente da reunião. 

“A proposta é trabalhar a qualificação dos servidores e colaboradores que recebem os cidadãos e aprofundar o treinamento já realizado a fim de que a pessoa com deficiência tenha toda a possibilidade de acessar utilizar os equipamentos”, explicou Bruno de Oliveira, Diretor de Documentação e Transparência. A servidora Erica Dinis vai se encarregar de buscar parcerias para a realização das qualificações apontadas pelo grupo de trabalho.

Uma ação definida como imediata será a finalização do planejamento visual gráfico que vai nortear a sinalização interna dos dois prédios, considerando principalmente a inscrição em Braile e Libras, linguagens que atendem aos cegos e surdos, respectivamente. “Estamos finalizando através do setor de artes o planejamento, norteado pelas indicações das entidades e que prevê, além das linguagens específicas na sinalização, a definição da localização dos mapas e pisos táteis”, explicou Valéria Rodrigues, Diretora de Comunicação.

Saiba mais:

https://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/topico/camarainclusiva

Câmara Inclusiva

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas