EM PIRACICABA (SP) 22 DE JUNHO DE 2021

Câmara Municipal terá Frente em Defesa da Cultura em Piracicaba

Propositura foi aprovada nesta segunda-feira (21), durante a 19ª reunião extraordinária




Toque na imagem para aumentar

Vereadora Rai de Almeida (PT) é autora do projeto de decreto de lei, em conjunto com outros parlamentares

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




O projeto de decreto legislativo 8/2021 foi aprovado durante a 19ª reunião extraordinária, nesta segunda-feira (21). A propositura institui na Câmara Municipal de Piracicaba a “Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Cidade de Piracicaba”, para contribuir com políticas públicas e estimular que o "pensar” sobre a cultura se dê em sociedade, de maneira mais ampla e diversa".

O PDL é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) e tem ainda como proponentes Acácio Godoy (PP), Josef Borges (Solidariedade), Paulo Camolesi (PDT), Pedro Kawai (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC) e Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV). “O objetivo é fazer a nossa cidade protagonista na política de cultura, que, infelizmente, há mais de uma década, deixou a desejar”, disse a vereadora Rai de Almeida, durante a reunião extraordinária. Ela enfatizou que a gestão deverá ser aberta para recepcionar as reivindicações da população em geral.

De caráter suprapartidário, a Frente Parlamentar promoverá reuniões públicas e realizadas na periodicidade e local estabelecidos por seus integrantes. Ela poderá convidar parlamentares e representantes de outras esferas para participarem de suas atividades. Terá, também, estatuto próprio, elaborado e aprovado por seus membros e será coordenada, em sua fase de implementação, pelos vereadores que assinam o decreto legislativo.

A Frente promoverá encontros, debates e simpósios com vistas a apoiar e viabilizar a execução do PMC (Plano Municipal de Cultura) 2020-2030. Ainda sobre o PMC, o objetivo é que ele incorpore as necessidades da cultura do município, com diretrizes definidas e destinação de espaços voltados à área.

Ela buscará ainda a ampliação do orçamento destinado à Secretaria Municipal da Ação Cultural e atualizar a legislação referente ao Conselho Municipal de Política Cultural e acompanhar sua implementação e consolidação. Também entre as atribuições está a de colaborar com a inserção do Município de Piracicaba no SNC (Sistema Nacional de Cultura).

A Frente também contribuirá para preservação do patrimônio cultural da cidade, a promoção de ações para assegurar a democracia e pluralidade de ideias, a articulação com cidadãos e integração dos múltiplos segmentos culturais nas decisões sobre a ação cultural do município.

Além disso, os parlamentares darão livre acesso e direito à voz de cidadãos interessados em acompanhar as reuniões. A Frente poderá propor ações que favoreçam uma cultura ainda mais atuante e comprometida na cidade. A propositura ainda ressalta que reconhece a cultura como meio para construção de uma cidade mais humana e sensível.

A Frente Parlamentar poderá contribuir para que políticas públicas referentes à cultura no município sejam discutidas amplamente e evitar que o Poder Executivo e a pasta responsável pela Cultura “naveguem solitários” em suas ações para a área.

Além da vereadora Rai de Almeida, outros parlamentares se pronunciaram sobre a criação da Frente. O vereador Pedro Kawai discutiu o orçamento determinado pelo Plano Plurianual (PPA), para o investimento em cultura na cidade, e ressaltou que essa deve ser uma das primeiras discussões do Fórum.

O vereador Paulo Camolesi disse que “cultura e educação é o que vão nos mover a um futuro melhor, para qualquer país, qualquer cidade, qualquer bairro”. A vereadora Silvia Morales também contribuiu com a discussão: “é um modelo interessante a Frente Parlamentar, pois despersonaliza as ações”.

Ainda durante a reunião, o vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), falou sobre as dificuldades que artistas enfrentaram durante a pandemia, diante do isolamento social. “Estive com alguns artistas que estão desesperados, muitos deles não têm outro trabalho, só vivem da arte e da música, é importante ter um plano para eles”, pontuou.

Acácio Godoy também lembrou da classe artística e ressaltou que foi uma das primeiras categorias que tiveram que interromper suas atividades no início da quarentena. “Estes profissionais sustentam famílias, sustentam a economia da cidade e são uma fonte geradora de renda”, disse.

O vereador Josef Borges lembrou da diversidade cultural nos bairros de Piracicaba e destacou que é necessário levar o acesso à cultura para as periferias. O vereador Rerlison Rezende (PSDB) destacou a produção de artistas evangélicos e pediu para que o Frente olhe, também, para os cristãos. O vereador Fabrício Polezi (Patriota) destacou, também em aparte, a expressão da cultura nas festas juninas, festa do milho, do vinho, entre outras no município, e apoiou a iniciativa.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) falou sobre imposições de mandatos anteriores sobre a expressão cultural em Piracicaba. "Nos três mandatos do PSDB, sei muito bem o que era aquilo. A população não podia entrar no Engenho Central, nem para tirar uma foto", disse.

Legislativo Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Paulo Camolesi Pedro Kawai Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas