EM PIRACICABA (SP) 08 DE JULHO DE 2020

Câmara pode ter Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia

Proposta de Isac Souza pretende reunir autoridades e especialistas para discutir temas relacionados à área e contribuir para o desenvolvimento de Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar

Projeto de decreto legislativo de Isac Souza está em tramitação na Câmara

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Tendo entre seus propósitos elaborar estudos sobre os serviços prestados pelo Poder Público e apontar soluções modernas para otimizá-los, o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia pretende reunir autoridades e especialistas para discutir temas relacionados à área e contribuir para o desenvolvimento de Piracicaba.

Em tramitação na Câmara, a proposta de criação do colegiado é do vereador Isac Souza (PTB). "O fórum pode ser um importante instrumento para o momento pós-Covid-19 e a retomada do desenvolvimento, utilizando métodos que já estão trazendo ótimos resultados mundo afora", diz o autor do projeto de decreto legislativo 18/2020.

O parlamentar vê a oportunidade como "desafiante". "Este fórum tem o objetivo de unir pessoas inseridas no mundo da tecnologia ou com visão inovadora e empreendedora, envolvidas na busca contínua da 'solução das dores' sociais, por meio de serviços e atividades à população", comenta.

Com reuniões públicas periódicas, o colegiado também terá como metas apresentar propostas para melhoria da legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia, organizar informações e estatísticas sobre as atividades relacionadas ao setor em Piracicaba e criar um canal permanente para diálogo e análise desses dados.

Também são objetivos do fórum apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município e propor soluções para inserir Piracicaba no patamar das "cidades inteligentes", atributo dado àquelas que planejam seus serviços otimizando e conectando recursos, com infraestrutura adequada, por meio de pessoas com visão inovadora e empreendedora, para melhor servir à população.

"Diversas iniciativas estão surgindo Brasil afora com startups e empresas que possuem em seu DNA a inovação para solucionar problemas e servir melhor às pessoas, se reinventando a cada movimento. Um exemplo são as chamadas "civic techs" e "gov techs", que trazem mais colaboração e integração entre cidadãos e governos. Esses conceitos precisam se aproximar rapidamente do Poder Público, inserindo Piracicaba no chamado 'governo digital'", observa o vereador.

Isac destaca, ainda, o papel que os jovens em idade escolar terão na discussão. "Os estudantes são atores fundamentais neste tempo. Todo aprendizado pode se tornar base para experiência em laboratórios na concepção de novos serviços, negócios e formas de relações comerciais."

O fórum seria composto por um representante de cada um dos seguintes órgãos: Procuradoria Geral do Município; secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Administração e Governo; Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba); Sesi/Senac; Sesc; Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba); Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia; Sebrae; EsalqTec; Diretoria Regional de Ensino; Parque Tecnológico de Piracicaba; Hub AgTech Garage; Usina e Inovação; e Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região).

A participação como membro do fórum não será remunerada e outras instituições públicas e privadas podem ser convidadas a participar de eventos que ele promova. A Câmara poderá firmar parcerias ou convênios com empresas privadas, associações ou outros municípios para a obtenção de recursos e materiais visando à realização das atividades do fórum.

Legislativo Isac Souza

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas