EM PIRACICABA (SP) 17 DE FEVEREIRO DE 2020

Câmara poderá instituir Medalha de Mérito "Dr. Carlos Clemente Cerri"

A entrega da honraria deverá acontecer na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai, no projeto de decreto legislativo 5/2020




Toque na imagem para aumentar

Câmara poderá instituir Medalha de Mérito "Dr. Carlos Clemente Cerri

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Projeto de decreto legislativo 5/2020, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), em tramitação desde o dia 4 de fevereiro e, que segue para análise de comissões internas, antes de vir a plenário para votação nas reuniões ordinárias, institui na Câmara de Vereadores de Piracicaba a “Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri”, a ser comemorada anualmente no mês de outubro, em data coincidente com a SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia).

A premiação contemplará duas categorias: pessoa física e jurídica. A Medalha  será conferida a profissional a partir do desenvolvimento de trabalhos em Ciência, Tecnologia e Inovação, que resultaram em benefício da comunidade acadêmica, do setor produtivo ou da população em geral, envolvendo ou enaltecendo o Município de Piracicaba.

O trabalho terá que ter distinção e atuação/fomento na formação profissional e no aprimoramento da formação educacional e que respeite os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento humano. Além de não ter sido laureado em edições anteriores desta Medalha.

A Câmara e o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia poderão indicar os homenageados que receberão a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico.

A Medalha será entregue em Sessão Solene, previamente determinada para este fim, que poderá ser realizada fora do recinto da Câmara de Vereadores de Piracicaba, se assim solicitado pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba.

A organização e a realização das atividades previstas no decreto legislativo serão de responsabilidade do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, com apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

As despesas decorrentes serão por conta das dotações orçamentárias nº 01.031.0001.2373 - 3.3.90.30 - Material de Consumo; 3.3.90.39 - Outros Serviços Terc. Pessoa Jurídica e 3.1.90.16 - Outras Despesas Variáveis, Pessoal Civil, constantes para exercício de 2020 e suas respectivas para os exercícios seguintes, suplementadas, se necessário.

Na justificativa do projeto de decreto legislativo, o vereador Pedro Kawai avalia que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população, por meio de eventos realizados por instituições de todo o país em torno de atividades de divulgação científica.

A cada ano a semana foca um tema diferente. As instituições participantes envolvem secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de pesquisa, instituições de ensino em todos os níveis (fundamental, médio e superior), sociedades científicas, empresas privadas de base tecnológica.

O parlamentar também ressalta o legado de Carlos Clemente Cerri, que foi professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP desde 1975. Especializou-se na pesquisa sobre a dinâmica da Matéria Orgânica do Solo, em ecossistemas naturais e modificados pelas práticas agrícolas, pecuária e reflorestamento.

Quantificou as variações no teor e na qualidade da matéria orgânica do solo (carbono e nitrogênio) e nos fluxos de gases do efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) em diversas situações de mudança de manejo agrícola como: preparo convencional do solo para plantio direto na palha ou cultivo mínimo; pastagem e ou agricultura convertida para integração lavoura-pecuária (ILP e ILPF); colheita manual da cana-de açúcar precedida de queima da palhada para colheita mecanizada sem queima da palhada; pastagem degradada para pastagem recuperada por diferentes práticas; agrossistemas com e sem adição de resíduos orgânicos.

Em relação à mudança do uso da terra avaliou: desmatamento da floresta amazônica em pastagens, cerrado em agricultura (soja/milho), pastagem em floresta plantada. Coordenou também projetos voltados às relações do agronegócio com o aquecimento global, particularmente na avaliação do ciclo de vida (carbon footprint, pegada ecológica do CO2) do etanol derivado da cana-de-açúcar, biodiesel de plantas oleaginosas, café, laranja, soja e outros produtos do agronegócio.

Publicou mais de 250 artigos científicos em revistas indexadas nacionais e do exterior, 40 capítulos de livros no Brasil e no exterior e editou 6 livros. Coordenou mais de 60 projetos de pesquisa com recurso do Brasil (FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP, PETROBRAS) e do exterior (NASA, NSF, IAEA, GEF, EUROPEAN UNIT). Proferiu centenas de palestras no Brasil e outras 60 no exterior.

Orientou 15 alunos em nível de mestrado, 31 de doutorado e 40 de iniciação científica e supervisionou 7 pós-doutorados. Lecionou duas disciplinas de pós-graduação: Matéria Orgânica do Solo e Sustentabilidade Ambiental. Foi diretor do CENA/USP em duas gestões e criador do Núcleo de Excelência em Pesquisa sobre Carbono do Solo (SOLOFIX) no CENA.
Destacou-se dentre as premiações recebidas a da EMBRAPA Frederico Menezes da Veiga por sua contribuição de real valor ao desenvolvimento agrícola nacional e ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

O prêmio Ernesto Illy Science Prize da TWAS (Itália) lhe foi atribuído pela sua pesquisa sobre o efeito das mudanças climáticas no ambiente e especialmente na agricultura tropical. Detentor da medalha Fernando Costa da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo pela atuação como Eng. Agrônomo do ano, modalidade Pesquisa.

Recebeu os títulos de Cidadão Benemérito de São Carlos e de Cidadão Piracicabano. Foi agraciado com as comendas da Ordem do mérito Científico e da Gran Cruz da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico do Brasil, de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas da França e do Certificado do Prêmio Nobel da Paz (2007) atribuído ao IPCC/ONU onde atuou entre 1992 e 2007. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Agricultura da França e The World Academy of Science (TWAS).

"A propositura visa homenagear os líderes que se destacaram pelos serviços de relevância realizado no município de Piracicaba. Nesse sentido, contamos com o beneplácito dos nobres edis para a aprovação deste projeto de decreto legislativo", destaca o parlamentar.

Leia mais: 

Academia Brasileira de Ciências

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas