EM PIRACICABA (SP) 25 DE NOVEMBRO DE 2019

Câmara promove ciclo de palestras sobre orientação profissional

Candidatos receberam orientações sobre recrutamento e seleção, conforme parceria do gabinete do vereador André Bandeira, com empresas e apoio do setor educacional




Toque na imagem para aumentar

Câmara promove ciclo de palestras sobre orientação profissional

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O vereador André Bandeira (PSDB), em parceria com a Grhupira (Grupo de Recursos Humanos de Piracicaba), por intermédio de Valéria Patriani; MM Gestão de Pessoas e Carreiras, por Marisa Matavelli e o Colégio PoliBrasil, representado por Gisele Ferraz promoveu a realização de palestras sobre “Orientação Profissional” frente ao mercado de trabalho, que cada vez mais usa as redes sociais, a exemplo do Facebook, Linkedin, WhatApp e Twitter. 

O evento transcorre-se nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, na manhã desta segunda-feira (25), das 8h30 às 12h00, em tradução de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), com a presença de cerca de 100 participantes, que puderam tirar as mais diferentes dúvidas de como elaborar um curriculum para terem sucesso no mercado de trabalho.
As atividades realizadas na Câmara foram registradas em ata eletrônica para posterior exibição nos meios de comunicação da Casa de Leis.

O vereador André Bandeira abriu e fechou o ciclo de debates frisando a preocupação de inúmeras pessoas, que diariamente procuram orientações sobre como se inserir no mercado de trabalho.

O parlamentar rogou para que este seja o primeiro dos muitos eventos em que a Câmara poderá dar a sua contrapartida. Além de ressaltar a importância da criação de um Fórum, no envolvimento dos recursos humanos de cada empresa, em parcerias com o Poder Público, visando o crescimento da cidade.

Iniciando o ciclo de palestras, Valéria Patriani discorreu sobre a postura que cada pessoa deva ter durante uma entrevista, além de considerar o universo das muitas profissões que daqui a 20 ou 30 anos não existirão mais, sendo fundamental desde já a pessoa escolher sua área de atuação.

Valéria também deu dicas de como o candidato deve se portar em uma entrevista para emprego, a considerar uma boa noite de sono, vestimenta adequada e conhecer a empresa a que procura um trabalho.

Além de outras questões que ficarão registradas para sempre, na primeira impressão que o entrevistador avaliará a sua proposta de colocação.

Segunda palestrante, Marisa Matavelli discorreu sobre como elaborar um currículo ideal, na aferição de dados corretos e atualizados, ser autêntico nas informações, revisão gramatical, detalhe das experiências, escolaridade e cursos, o que inclui idioma e informática, além de outras áreas.

Matavelli também recomendou a pessoa a não fazer curriculum com mais de duas páginas, visto que o entrevistador leva em média cinco segundos para avaliar a indicação de um candidato.

Finalizando o ciclo de palestras, Gisele Ferraz discorreu sobre o papel das mídias sociais e internet, na recomendação do melhor texto e formatação a estas plataformas, prevalecendo o WhatZapp, onde muitas vezes o entrevistador pede a elaboração de um vídeo, de um a dois minutos, onde a pessoa fala um pouco de sua pretensão profissional.

Lucimara Santos e Silva, formada em Administração e atualmente desempregada, foi uma das pessoas contempladas em sorteios das empresas parceiras.

Ela destacou a relevância do que foi participar o ciclo de palestras, em orientações às pessoas, na conquista do emprego.

“Aprendi muitas coisas que não sabia. Não perco estas atividades promovidas pela Câmara”, disse Lucimara, que reiterou sua disposição de luta para um novo emprego. Além de informar que atuou no mercado imobiliário por 12 anos.

Cidadania André Bandeira

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas