EM PIRACICABA (SP) 08 DE NOVEMBRO DE 2019

Câmara recebe o 6º encontro estadual das Escolas do Legislativo

Promovido pela Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas), evento teve a participação de 25 municípios do Estado de São Paulo.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O 6º encontro estadual das Escolas do Legislativo, promovido pela Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas) com a parceria do Interlegis, da Oficina Municipal de São Paulo e da Fundação Kônrad Adenauer, aconteceu na manhã desta quarta-feira (8) no salão nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores de Piracicaba. O evento contou com a participação de 25 municípios do Estado de São Paulo.

A mesa de honra teve a composição do presidente da Abel, Florian Augusto Coutinho Madruga; presidente da Apel, Roberto Eduardo Lamari; representante do Interlegis do Senado Federal, Leonardo Gadelha; representando a Oficina Municipal de São Paulo, Eder Brito; conselheiro da Fundação Kônrad Adenauer, Humberto Dantas de Mizuca; Diretora da Escola do Legislativo de Piracicaba, a vereadora Nancy Thame (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador Gilmar Rotta (MDB), o vice-presidente da mesa diretora, o vereador Pedro Kawai (PSDB) e a conselheira da Escola do Legislativo de Piracicaba, Heliani Berlatto.

O Diretor de Assuntos Legislativos, Fábio Dionísio, entregou Roberto Eduardo Lamari, Leonardo Gadelha, Eder Brito, Florian Augusto Madruga e Humberto Dantas com a entrega de Voto de Congratulações, pelos relevantes serviços prestados e pela gestão em cada instituição.  

Florian Madruga esclareceu que o trabalho das Escolas tem dois vieses: a capacitação dos servidores públicos e a educação Legislativa para aproximar cidadãos da cidadania, principalmente os estudantes. Além disso, ele também aponta a participação dentro da Câmara por meio das escolas e, que, a frequência dos cidadãos aumentou. O presidente da Apel também disse que a Escola do Legislativo de Piracicaba é destaque.

Sobre a importância e mudanças realizadas pelas Escolas no Estado de São Paulo, a Diretora e Presidente Regina Lonardi, do Instituto Legisaltivo Ituano afirma que em Itú o trabalho é muito grande. “Fazemos a população se aproximar mais do Legislativo com a realização de eventos e de palestras”, disse ela.

Já a coordenadora da Escola do Legislativo de Campinas, Nelly Monteiro, relata que a instituição tem cinco anos. “O papel da Escola é fundamental para a capacitação dos servidores. Temos desenvolvido um trabalho excelente”, contou. “É aproximar a população da instituição e desmitificar as imagens que existem do poder Legislativo”, completou ela.  

A vereadora Nancy Thame ressaltou sobre a Escola ser um espaço de acolhimento de vozes. “Precisamos do exercício de cidadania nesse momento que estamos vivendo. Só vamos ter mais esperança se fortalecemos isso”, disse a parlamentar.

Gilmar Rotta, presidente da Casa de Leis, também comentou sobre a Escola de Piracicaba ser conhecida nacionalmente e, que, Piracicaba é um lugar que tem muita história para contar sobre a política, dentre elas, ele relembra do primeiro presidente Civil, Prudente de Moraes, que iniciou sua carreira política no município.

A programação seguiu com palestras com o tema “O que pensa o jovem sobre a política”, ministrado pela professora Humberto Dantas. Em sequência, Leonardo Gadelha ministrou a palestra “A atuação do Interlegis na modernização e integração do Legislativo Brasileiro” e o workshop “Sistematização de boas práticas em escolas do Legisaltivo” por Eder Brito.

Estavam presentes as Escolas das cidades de Cerquilho, Votuporanga, São José dos Campos, Piracicaba, Bragança Paulista, Maripora, Santa Barbara D’oeste, Cotia, Monte Mor, Itapevi, Bálsamo, Barueri, Osasco, Araçatuba, Cubatão, Campinas, Itapuã, Itú, Santos, Atibaia, Macatuba, Franca Rio das Pedras, Louveira e Brasília.

Escola do Legislativo Gilmar Rotta Nancy Thame

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas