EM PIRACICABA (SP) 16 DE MARÇO DE 2020

Câmara restringe atividades, mantém ordinárias e cancela cursos

Solenidades, atividades de entregas de honrarias e uso da tribuna por vereadores e população ficam restritos.




Toque na imagem para aumentar

Câmara tem adotado medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401





Como forma de prevenção ao contágio e à propagação do novo coronavírus nas dependências da Câmara de Vereadores de Piracicaba, será publicado, nesta terça-feira (17), ato da Mesa Diretora que dispõe sobre procedimentos e regras para o funcionamento da Casa, até novo ato contrário às decisões. As alterações visam à redução da circulação de pessoas nos dois prédios da Câmara, em defesa dos servidores e dos cidadãos que frequentam o Legislativo.

Regimentalmente, o expediente das reuniões ordinárias inclui a leitura bíblica, a entrada das matérias, a entrega de moção, o uso da Tribuna Popular (por no máximo três inscritos) e o uso da tribuna pelos vereadores, em ordem alfabética, por até dez minutos. Segundo o ato, ficarão suspensos a entrega de moção e os usos da Tribuna Popular e da tribuna pelos vereadores no expediente da sessão.

A Ordem do Dia deverá ser iniciada imediatamente após a leitura das matérias que dão entrada. Suspensões do expediente previstas para acontecerem uma vez ao mês e que já tenham sido aprovadas em plenário estão mantidas.

O acesso às dependências da Câmara está mantido aos vereadores, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, fornecedores e empregados que prestam serviços na Câmara. O acesso ao público externo ficará restrito aos gabinetes dos vereadores.

Além disso, fica suspenso o uso das galerias do plenário nas reuniões ordinárias, sendo seu acompanhamento realizado pela transmissão ao vivo, via canais de comunicação e redes sociais.

Também estarão suspensos os eventos coletivos não diretamente relacionados às atividades legislativas do plenário e às audiências públicas, tais como reuniões solenes (ainda que realizadas externamente), fóruns, visitas do programa "Conheça o Legislativo", cursos da Escola do Legislativo e visitas monitoradas às dependências da Casa.

Segundo o presidente do Legislativo, Gilmar Rotta (MDB), "este é um momento de grande responsabilidade e que requer de todos os vereadores e da população empenho no sentido de exercer todas as medidas de contenção da transmissão do novo coronavírus". Nenhuma atividade relacionada à votação será suspensa, garantindo à cidade a deliberação de matérias que contribuem com o andamento da gestão pública.

O presidente da Câmara disse que as medidas visam também proteger os servidores da Casa, sendo que todos os diretores estão monitorando seus departamentos, liberando o exercício das atividades em "home office" em casos específicos e com atenção especial a idosos e servidores com doenças pré-existentes, que se tornam de maior risco para o contágio. "Tão logo tenhamos segurança de que podemos rever essas medidas, nós o faremos, sem ainda descartar que outras mais severas possam ser tomadas, se necessário", finalizou Gilmar Rotta.

Câmara Coronavírus André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas