EM PIRACICABA (SP) 07 DE OUTUBRO DE 2019

Câmara sediará encontro estadual de Escolas do Legislativo

Evento será no dia 8 de novembro e contará com palestras sobre jovem na política e modernização do parlamento




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Leandro Trajano


A Câmara de Vereadores de Piracicaba sedia, em 8 de novembro, o 6o Encontro da Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas), com palestras voltadas a debater a participação do jovem na política e a modernização dos parlamentos. A perspectiva é receber representantes de 54 instituições do Estado, com início a partir das 8h30. 

“É um tremendo desafio, mas ao mesmo tempo é uma honra receber representantes de câmaras que já têm escola e outras que querer montar”, avalia Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. “Cada instituição tem algum produto que é um diferencial no quesito de contribuir com a Democracia”, disse. 

Desta forma, salienta a vereadora, a programação foi pensada na tentativa de absorver a experiência de cada uma das escolas já existentes e, ao mesmo tempo, aprofundar o debate em torno da função destas instituições para a oxigenação política no Estado e no País. 

A primeira palestra será “O que pensa o jovem sobre Política?”, com o professor Humberto Dantas, conselheiro da Fundação Konrad Adenauer, Fecomércio-SP e Oficina Municipal. 

“A nossa preocupação é que o jovem entenda a política como um espaço transformador, que representa também uma interferência pessoal, já que a sua vida vai ser afetada”, disse Nancy, ao lembrar que o palestrante trará pesquisa inédita sobre o assunto no País. 

Na sequência, o representante da Coperi (Coordenação de Planejamento de Relações Institucionais) do Senado Federal, Leonardo Gadelha, falará sobre “A atuação do Interlegis na modernização e integração do Legislativo Brasileiro”.

A atividade de encerramento será o workshop “Sistematização de Boas Práticas em Escola do Legislativo”, com mediação de profissionais da Oficina Municipal, ligada à Fundação Konrad Adenauer. “É uma instituição alemã, criada no pós-guerra, e voltada ao fortalecimento da Democracia”, disse Nancy, ao lembrar que a parceria é inédita para o âmbito da Apel. 

O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta (MDB), destaca que o Legislativo piracicabano tem conquistado projeção estadual e nacional pelo desenvolvimento de atividades como a Escola do Legislativo e o programa Parlamento Aberto. “É muito importante que a Casa receba esses representantes e ajude a construir novas propostas para atuação dos parlamentos não apenas no Estado, mas também no País”, salientou.

Escola do Legislativo Nancy Thame

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas