EM PIRACICABA (SP) 03 DE DEZEMBRO DE 2013

Câmara terá Fórum de Saúde Mental e Combate à Dependência Química

Projeto de Pedro Kawai cria na Câmara o Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química, que promoverá debates e realizará estudos sobre o tema.




Toque na imagem para aumentar

Projeto que cria Fórum, de autoria de Pedro Kawai, foi aprovado nesta segunda-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Após aprovar, na reunião ordinária desta segunda-feira (2), o projeto de decreto legislativo 56/2013, do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Câmara passa a contar com o Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química. Com isso, será possível promover debates, realizar estudos e acompanhar as políticas públicas em concepção e em execução relacionadas ao tema.

A criação do espaço permitirá promover seminários e debates com a participação de instituições, especialistas e da sociedade civil e acompanhar, discutir e sugerir proposições legislativas. Ainda será possível, com o Fórum, solicitar estudos e informações a universidades, instituições e ao Poder Executivo, subsidiar a elaboração de proposições legislativas e normas infralegais pertinentes e submeter às autoridades competentes os resultados e conclusões sobre os temas discutidos.

A coordenação do Fórum ficará a cargo da Câmara, que se responsabilizará por agendar e promover reuniões periódicas, disponibilizando também toda a infraestrutura necessária para a sua realização. Os encontros do grupo serão públicos e ocorrerão em datas e locais estabelecidos por seus membros.

Será convidado a compor o Fórum um representante dos seguintes órgãos ou entidades: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Estadual de Educação; conjunto das instituições particulares de ensino de Piracicaba; Secretaria Municipal de Saúde; Departamento Regional de Saúde (DRS-X); Polícia Militar; Guarda Civil Municipal; Deinter; Secretaria Municipal de Governo; Conselho Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal de Álcool e Drogas; Conselho Municipal de Assistência Social; conjunto das entidades representativas do segmento; Conselho de Pastores de Piracicaba; e Diocese de Piracicaba.

Além desses, a diretoria do Fórum poderá, sempre que necessário, convidar para participar das discussões representantes de entidades da administração pública direta ou indireta, em todos os âmbitos, dos poderes Legislativo e Judiciário e de outras instituições públicas e privadas.

"A finalidade do Fórum é ser um espaço de interlocução entre parlamentares e sociedade civil, abrangendo entidades organizadoras, universidades, pessoas interessadas no tema e especialistas, visando construir propostas concretas para amparo social e ambulatorial de indivíduos com doenças mentais e de dependentes de álcool e drogas, com o objetivo de prevenir e reduzir o consumo e o comércio de substâncias ilícitas", afirma Pedro Kawai.

"Assim, o Fórum, além de trocar informações sobre as consequências físicas, psíquicas e sociais, traçará parcerias no intuito de encontrar a maneira mais adequada de atender a demanda que infelizmente só aumenta em nossa cidade. O Fórum terá a grande missão de reunir todos os profissionais do município para programar as ações de combate às drogas e ao álcool para que cada um seja multiplicador das ações em todos os setores da sociedade", completa o propositor da iniciativa.

Fórum Saúde Mental e Combate à Dependência Química Pedro Kawai

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas