EM PIRACICABA (SP) 16 DE OUTUBRO DE 2019

Câmara vota lei que garante desembarque fora das paradas obrigatórias

De autoria dos vereadores Nancy Thame e Capitão Gomes, propositura será analisada nesta quinta-feira, durante a 60ª reunião ordinária.




Toque na imagem para aumentar

Trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital.

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


As regras para desembarque dos coletivos urbanos de Piracicaba podem ser alteradas caso o projeto de lei 164/2019, que tramita na Câmara de Vereadores, seja implementado. A propositura, de autoria dos vereadores Nancy Thame (PSDB) e Carlos Gomes da Silva (PP), que permite que os usuários do transporte coletivo solicitem o desembarque fora das paradas obrigatórias, no intervalo compreendido entre às 21h e o último horário de circulação dos carros, será votada em primeira discussão nesta quinta-feira (17), na 60ª reunião ordinária.

De acordo com os parlamentares, a lei tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade das mulheres e dos idosos que usam o transporte público e que desembarcam dos veículos durante à noite no ponto convencional.

"Há inúmeros relatos de mulheres e idosos sobre agressões sofridas no trajeto entre a residência e o ponto do ônibus. Pessoas de má índole aproveitam-se da falta de iluminação e da certeza do desembarque naquele local para cometerem crimes, especialmente tendo como alvo os segmentos mais vulneráveis e fragilizados", ressaltam.

Além disso, eles destacam que a lei municipal 7763/2013 já garante o desembarque seguro a todos os passageiros, das 22h ao término da circulação dos veículos, enquanto a lei 8142/2014 assegura às pessoas com deficiência física ou visual o direito de solicitar o embarque e desembarque dos ônibus entre os pontos de paradas oficiais, desde que respeitado o itinerário original da linha.

Assim, o projeto de lei, voltado à ampliação da garantia de desembarque seguro para mulheres e idosos, em vigor em várias localidades, como São Paulo, Americana, Jacareí, Governador Valadares e Santa Maria, busca estabelecer a prerrogativa de desembarcar fora do ponto, podendo, das 21h às 5h, as mulheres e idosos definirem o local, dentro do itinerário previsto, que lhe proporcione a melhor sensação de segurança.

No total, serão analisadas sete proposituras, sendo duas moções e um requerimento em discussão única, dois projetos de lei em segunda e outros dois em primeira discussão.

Airan Prada Jorge Rodrigues está inscrito para ocupar a Tribuna Popular para falar sobre o evento cultural “Arte no Lago”. O vereador Pedro Kawai  (PSDB) entregará a moção de aplausos 167/2019 à Lupy Futebol Cluve pelos 30 anos de fundação.

Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.

A população também pode assistir à reunião ordinária na galeria do plenário "Francisco Antonio Coelho". A entrada é por ordem de chegada, sendo necessário se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara (rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com entrada acessível). A galeria conta com espaço reservado para cadeirantes.

 

Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Anexos:
ordem do dia - 60ª sessao ordinaria de 2019.docx


Notícias relacionadas