EM PIRACICABA (SP) 31 DE OUTUBRO DE 2019

Campanha contra o câncer ganha destaque na Câmara

Fernando Medina ocupou a tribuna popular para anunciar a campanha "Sábado sem Câncer de Próstata" - Cecan da Santa Casa




Toque na imagem para aumentar

Campanha contra o câncer ganha destaque na Câmara

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O médido Oncologista, Fernando Medina da Cunha, na 63ª reunião ordinária desta quinta-feira (31) ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na divulgação da campanha “Sábado sem Câncer de Próstata” – Cecan da Santa Casa. 

Fernando Medina falou da honra em ocupar este espaço na Câmara, e recordou que no ano passado foram tratados 162 pacientes com câncer de próstata, considerado o mais frequente em Piracicaba, superando o câncer de mama das mulheres.

O médido também falou da importância do teste precoce. E, citou que no dia 9 de novembro, no sábado, fará mais uma edição do programa de prevenção, em trabalho de conscientização que já completou 20 anos, pela humanização da cura do câncer.

Também fez um apelo a todos, reconhecendo que o medo ainda impera perante o homem, que é acometido três vezes mais do que uma mulher.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) solicitou um aparte na fala de Fernando, reforçando a necessidade da campanha. “Quem dera um dia o homem possa ser igual a mulher, na prevenção", disse.

Também em aparte, o vereador Lair Braga (SD) ressaltou a importância do novembro azul. Citou que o machismo brasileiro não permite a realização do exame de toque. Chamou a atenção do envolvimento dos escolares, na questão da prevenção. "Que a partir de amanhã, todos, homens e mulheres se conscientizem", disse.

O vereador André Bandeira (PSDB) também cumprimentou a equipe de trabalho em tão importante ação preventiva, chamando a responsabilidade da sociedade sobre a prevenção.

O parlamentar também comentou sobre o passamento de seu pai, vitimado pelo câncer. Além de citar um amigo que graças à sensibilidade de um médico e de sua decisão acabou se livrando deste mau, detectado no início da doença.

O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB) também enfatizou a importância da campanha, parabenizando a equipe pelo trabalho de prevenção.

Tribuna Popular

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas